Terça-feira, 09 de Agosto de 2022
 
Em 25 de junho de 2015 às 02:39 - Atualizado em 25 de junho de 2015 às 15:23

Fenômeno nas Séries C e D, torcida do Santa Cruz "encolhe" na Série B

Média tricolor passa de 35 mil pagantes na Série D para apenas 5 mil testemunhas na Série B

Rodolfo Brito São Paulo-SP
Colaborou:
Marcos Neves

Pernambuco - O Santa Cruz e sua apaixonada torcida sofreram por muitos anos. Mas mesmo assim não desistiram e conquistaram os acessos nas Séries C e D do Campeonato Brasileiro. Os Tricolores deram show nas arquibancadas conseguindo, inclusive, médias de público superiores as dos maiores clubes do Brasil. O fôlego, porém, parece que diminuiu. A torcida do Santinha "encolheu" justamente quando o clube passou a disputar a Série B, apenas um degrau da tão sonhada Série A.

Não! Os tricolores não foram abduzidos e nem mudaram de país. Eles seguem sendo Santa Cruz. Mas a vontade de ir ao estádio diminuiu, fenômeno que é visto por todo o futebol brasileiro. A queda no gráfico de público tricolor, porém, é grande, como mostrará o Sr. Goool nesta quinta-feira. Até mesmo o contestado Estadual tem recebido mais atenção dos torcedores do Santinha do que a própria Série B.

Hoje, em três partidas em casa, o Santa Cruz ostenta média de apenas 5.096 testemunhas. Público mínimo para o fenômeno conquistado pelo próprio Tricolor. O Santinha ocupa a modesta 6ª colocação atrás do rival Náutico (6.681). O líder no ranking da Série B é o Bahia (20.605). Outro fato que comprova a queda de público nas arquibancadas do Arruda é a comparação com o Campeonato Pernambucano. O Santa Cruz foi o recordista de público no Estadual, chegando próximo a 20 mil apaixonados (19.378).

Sumiu!
Se estes dados já mostram arquibancadas vazias no Recife, espere só para comparar com as outras temporadas do clube nordestino. É verdade que o segundo escalão nacional está apenas no começo e que o clube amarga a zona de rebaixamento, mas a queda nas arquibancadas é visível. O atual momento do Santa Cruz na Série B, aliás, não pode ser o principal motivo para a diminuição de público. Afinal, quer dor maior do que disputar a Série D?

Em 2009, o Santa Cruz esteve na última divisão nacional. O clube pernambucano disputou só três jogos como mandante, ficou sem o acesso, mas obteve a incrível média de 36.249 pagantes. Naquela oportunidade, o clube foi eliminado na lanterna do seu grupo com apenas uma vitória em seis jogos.

Em 2010, lá foi a torcida tricolor empurrar o Santa Cruz nas arquibancadas do Arruda. A média na Série D, em quatro jogos em casa, voltou a superar os 30 mil apaixonados (30.243). O clube até passou de fase, mas caiu já no primeiro mata-mata diante do Guarany. No ano do acesso, em 2011, o Santinha fez ainda melhor nas arquibancadas e terminou o inferno da Série D com média de 36.916 tricolores.

 Em um passado recente, Estádio do Arruda ficava lotado de torcedores do Santa Cruz!Santa Cruz / Site OficialEm um passado recente, Estádio do Arruda ficava lotado de torcedores do Santa Cruz!
Menos, mas...

Paysandu faz sua melhor campanha nos pontos corridos da Série B e iguala início de 2001

Papão ainda tentará encerrar jejum de dez anos sem disputar a Série A do Brasileirão

Leia a notícia completa
A torcida sabia que a Série C não seria fácil. Mesmo eliminado na fase de grupos, em 2012, o Santa Cruz foi visto - em média - por 24.155 fanáticos. O público pode ter diminuído, mas ainda assim ficou bem acima da média geral do futebol nacional. Há dois anos, a média subiu com o acesso do clube nordestino no terceiro escalão nacional (26.578). O Santa Cruz, enfim, estava a um passo do céu. Era o momento do Arruda bater todos os recordes.

Mas inexplicavelmente, a torcida diminuiu o ritmo. Tirou o pé. Sim! O Santa Cruz fez campanha modesta na Série B. Mas a queda de público foi sentida. Os torcedores parecem que não aprovaram os pontos corridos. Na Série B 2014, o Tricolor teve média de 13.373 pagantes. Pouco para o Santinha, mas ainda assim, o segundo melhor desempenho da competição.

Para tentar sair da zona de rebaixamento e fazer as pazes com o torcedor, o Santa Cruz terá mais uma oportunidade de encher as arquibancadas do Arruda. No próximo sábado, às 16h30, o Santinha receberá o Sampaio Corrêa pela 9ª rodada da Série B. Clássico nordestino que poderá mexer com a paixão tricolor. Para quem esteve na Série D, ocupar a 18ª colocação com apenas seis pontos não é nada.

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2022 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2022 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool