Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
 
Em 13 de setembro de 2013 às 19:00

Punições da FIFA colaboram na definição dos classificados para a Copa do Mundo 2014

Durante a disputa por cinco vagas para a Copa do Mundo 2014, a FIFA anulou oito resultados

da Redação -

São Paulo - A eliminação da Seleção de Cabo Verde para o mata-mata final nas Eliminatórias Africanas expôs a fragilidade, a falta de organização e até o amadorismo das Federações e da Confederação africana. Durante a disputa por cinco vagas para a Copa do Mundo 2014, a FIFA anulou oito resultados - a maioria por escalação irregular de jogador.

A exceção foi Burkina Faso - grande sensação na Copa Africana de Nações deste ano. A seleção empatou sem gols com Congo, mas foi punida pela FIFA por causa da violação do "código disciplinar sobre inelegibilidade". A entidade de Burkina Faso insistiu em manter um dirigente - excluído pela FIFA - em seu quadro e acabou punida com a perda de pontos. Congo levou placar favorável em 3 a 0.

Mesmo assim, a Seleção de Burkina Faso se classificou para o mata-mata. Apenas o líder de cada um dos dez grupos passou para a fase final das Eliminatórias. A Seleção de Cabo Verde não teve a mesma sorte. Na última rodada da fase de grupos, Cabo Verde venceu a Tunísia, por 2 a 0, mas não levou a classificação.

Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul vão brigar pelo primeiro acesso na Série D

Mata-mata que dará acesso a quatro clubes terá início no próximo domingo com dois jogos

Leia a notícia completa
Os tunisianos ficaram com a vaga e com o placar favorável em 3 a 0 na partida. A FIFA puniu Cabo Verde por ter escalado o jogador Fernando Varela de forma irregular. Ainda cabe recurso, mas dificilmente Cabo Verde conseguirá reverter a situação. Nenhuma das outras seleções conseguiu reverter a punição.

Para se ter um ideia, no mesmo Grupo B, a Seleção da Guiné Equatorial foi punida em duas partidas por ter escalado o atacante Emilio Nsue de forma irregular nos dois jogos contra, justamente, Cabo Verde.

Por pouco...
A Seleção da Etiópia esteve próxima de perder a vaga para o mata-mata final. Os etíopes já estavam classificados na penúltima rodada, mas a FIFA puniu a seleção com a perda dos pontos no triunfo, por 2 a 1, sobre Botsuana. A Etiópia escalou o jogador Minyahile Teshome Beyene de forma irregular. A anfitriã da Copa 2010 África do Sul, porém, não soube aproveitar a queda da Etiópia e ficou sem a vaga.

Agora, as dez seleções classificadas (Etiópia, Tunísia, Costa do Marfim, Gana, Burkina Faso, Nigéria, Egito, Argélia, Camarões e Senegal) se enfrentarão em mata-mata. Os cinco vencedores dos confrontos se classificarão para a Copa do Mundo de 2014.

Confira as punições nas Eliminatórias da África:

Grupo A

*Etiópia perdeu os pontos da vitória, por 2 a 1, sobre Botsuana por ter escalado Minyahile Teshome Beyene de forma irregular. FIFA concedeu vitória de 3 a 0 a favor de Botsuana.

Grupo B

*Cabo Verde perdeu os pontos da vitória, por 2 a 0, sobre a Tunísia por ter escalado Fernando Varela de forma irregular. FIFA concedeu vitória de 3 a 0 a favor da Tunísia.

*FIFA puniu a Seleção da Guiné Equatorial pela escalação irregular do atacante Emilio Nsue nos dois jogos contra Cabo Verde, que ficou com o placar favorável em 3 a 0 nas duas partidas.

Grupo D

*Sudão perdeu os pontos da vitória, por 2 a 0, sobre Zâmbia por ter escalado Saif Ali de forma irregular. FIFA concedeu vitória de 3 a 0 a favor de Zâmbia.

Grupo E

*Burkina Faso perdeu o ponto do empate, por 0 a 0, com Congo, por causa da violação do "código disciplinar sobre inelegibilidade". FIFA concedeu vitória de 3 a 0 a favor de Congo.

*Gabão perdeu o ponto do empate, por 0 a 0, com Níger por ter escalado Charly Moussono de forma irregular. FIFA concedeu vitória de 3 a 0 a favor de Níger.

Grupo I

*Togo perdeu os pontos da vitória, por 2 a 0, sobre Camarões por ter escalado Alaixys Romao de forma irregular. FIFA concedeu vitória de 3 a 0 a favor de Camarões.

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool