Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2022
 
Em 09 de janeiro de 2022 às 01:04

Nove dos 25 campeões ainda não levantaram a Libertadores neste século; Maior jejum é do Racing

Lista dos clubes que estão há tempos na fila ainda conta com dois brasileiros

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Ao todo, 25 clubes tiveram a honra de soltar o grito de "é campeão" na Libertadores, torneio mais importante da América do Sul. Nove desses vencedores, porém, ainda não deram uma volta olímpica no século XXI, segundo levantamento do Sr. Goool.

O maior jejum é argentino. O Racing, desde sua conquista de 1967, jamais voltou a subir no lugar mais alto do pódio. São 55 anos na fila. Maior vencedor da história da Libertadores com sete títulos, o Independiente também amarga longo jejum, desde 1984. Também hermano, o Argentinos Juniors está na seca desde 1985.

Outro clube que venceu a Libertadores na década de 80 e depois não conseguiu mais nada foi o Peñarol. Dono de cinco títulos, o clube uruguaio registra 35 anos de tabu. O rival Nacional apresenta jejum desde 1988. Colo-Colo (1991) e Vélez Sarsfield (1994) também estão na fila.

A lista ainda conta com dois brasileiros. O Cruzeiro venceu a Libertadores duas vezes, a última foi na longínqua temporada de 1997. No ano seguinte, o Vasco faturou seu 1º e, até aqui, único título no torneio sul-americano.

 Tem muito campeão com saudade de levantar o troféu da Libertadores!CONMEBOL / DivulgaçãoTem muito campeão com saudade de levantar o troféu da Libertadores!
Campeões!
A Argentina, com 25 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil chegou a 21, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão à frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU, Grêmio e Palmeiras, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Atlético Nacional e Flamengo. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG e Racing Club-ARG.

Regulamento:

Camarões sediará a Copa Africana de Nações pela 2ª vez e tentará encerrar jejum de 16 anos

Torneio começará neste domingo, às 13 horas (horário de Brasília), no Estádio d'Olembé, em Yaoundé

Leia a notícia completa
A Libertadores 2022 contará com 47 clubes. Na fase inicial, em mata-mata, seis representantes da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se enfrentarão em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.

Os três classificados avançarão para o segundo mata-mata que terá outros 13 clubes de todos os países da América do Sul. Novamente serão jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.

Os oito classificados disputarão mais uma eliminatória no mesmo formato. Os quatro vencedores, finalmente, estarão na fase de grupos da Libertadores, enquanto os dois melhores entre os eliminados estarão na Sul-americana.

Maior pontuação, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, maior número de gols marcados fora de casa e ranking da CONMEBOL serão os critérios para definir os dois classificados à Sul-americana.

Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Sul-americana.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, serão definidos por sorteio.

A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oito líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes. As quartas de final e semifinal também serão em jogos de ida e volta.

A final será decidida em partida única e campo neutro. Na decisão, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2022 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2022 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool