Segunda-feira, 27 de Junho de 2022
 
Em 19 de maio de 2022 às 11:27 - Atualizado em 19 de maio de 2022 às 11:40

Brasil encerra jejum de 72 anos; Wilton Sampaio e Raphael Claus engrossam lista da arbitragem brasuca em Copas

Brasil ficou sem árbitros nas Copas apenas em 1934, 1938 e 1958

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O goiano Wilton Pereira Sampaio e o paulista Raphael Claus serão os árbitros brasileiros na Copa do Mundo de 2022. Desde o Mundial em 1950, no Brasil, o país verde e amarelo não contava com dois profissionais do apito no torneio. Naquele edição, os profissionais escolhidos foram Alberto da Gama Malcher e Mário Vianna.

Wilton Sampaio e Raphael Claus vão apitar pela primeira vez uma Copa do Mundo e, assim, engrossam a lista de árbitros brasileiros em Mundiais. De 1930 para cá, 15 nomes já foram escolhidos pela FIFA, segundo levantamento do Sr. Goool. O Brasil ficou sem árbitros nas Copas apenas em 1934, 1938 e 1958.

 Raphael Claus irá para a sua primeira Copa do Mundo, assim como Wilton Pereira Sampaio!Cesar Greco / PalmeirasRaphael Claus irá para a sua primeira Copa do Mundo, assim como Wilton Pereira Sampaio!
Aos 40 anos, Wilton Pereira Sampaio é natural de Teresina de Goiás, enquanto Raphael Claus nasceu em Santa Bárbara D'Oeste e tem 42 anos. Entre os brasucas, o recordista é o gaúcho Carlos Eugênio Simon que apitou as Copas de 2002, 2006 e 2010.

Mais de uma!

Eintracht Frankfurt supera Rangers nos pênaltis e encerra jejum de 42 anos na UEFA Europa League

Sem falar que os atuais vencedores ainda findaram tabu de 25 anos sem a Alemanha

Leia a notícia completa
Nas últimas duas Copas do Mundo, de 2014 e 2018, o Brasil contou com a arbitragem de Sandro Meira Ricci. Mário Vianna, por sua vez, tem história parecida a de Ricci, uma vez que esteve no Mundial do Brasil em 1950 e depois apitou em 1954. Enquanto isso, Armando Marques, entre os brasucas com mais de uma Copa, é o único que não apitou duas vezes seguidas. Ele trabalhou em 1966 e depois só em 1974.

Já Arnaldo César Coelho foi o árbitro brasileiro em 1978 e 1982. Ele é um dos profissionais do Brasil que estiveram na final da Copa. Arnaldo apitou a decisão de 1982. Romualdo Arppi Filho, por sua vez, esteve na final de 1986.

Ao longo da história...
O primeiro árbitro brasileiro selecionado para a Copa do Mundo foi Gilberto de Almeida Rego, em 1930, no Uruguai. Alberto da Gama Malcher, assim como Mário Vianna, esteve na Copa do Brasil em 1950. João Etzel, por sua vez, foi o escolhido para o Mundial do Chile, em 1962. A Copa de 1970, no México, teve Aírton Vieira de Moraes. José Roberto Wright trabalhou no torneio de 1990, na Itália. Em 1994, nos EUA, coube a Renato Marsiglia. Já Márcio Rezende de Freitas apitou na França, em 1998.

O Brasil ainda terá assistentes na Copa do Mundo de 2022. Os escolhidos foram Neuza Inês Back, Bruno Boschilia, Rodrigo Figueiredo Henrique Correa, Bruno Raphael Pires e Danilo Ricardo Simon Manis. Todos os nomes estão no anexo abaixo.

O Sr. Goool conta com uma ferramenta exclusiva da arbitragem nacional e internacional (Saiba tudo neste tutorial!). A ferramenta de busca traz todos os profissionais de arbitragem que apitaram jogos de campeonatos acompanhados pelo Sr. Goool. Basta digitar o nome do árbitro ou do assistente para ter a relação completa de partidas. Ou ainda é possível procurar a arbitragem através do menu "árbitros por campeonato". Tudo muito simples e fácil. Acesse e compartilhe! (Clique na imagem abaixo e tenha o sistema de busca da arbitragem!)


Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2022 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2022 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool