Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
 
Em 17 de setembro de 2013 às 18:48

Advogado revela as medidas que podem ser tomadas caso o Estatuto do Torcedor seja desrespeitado

CBF tem desrespeitado o Estatuto do Torcedor ao dificultar a consulta de súmulas e borderôs

da Redação -

São Paulo - O especialista em Direito Desportivo Dr. Márcio Cruz, a pedido do Sr. Goool, revelou quais medidas os torcedores poderão tomar caso alguma federação ou confederação não respeite o Estatuto do Torcedor (LEI No 10.671).

"Aquele torcedor que sentir-se lesado em seus direitos, por terem sido violados dispositivos do Estatuto do Torcedor associado ao Código de Defesa do Consumidor, deverá procurar um advogado ou, ainda, diretamente o Juizado Especial Cível (para demanda cujo valor seja inferior a 40 salários mínimos) e pleitear seus direitos numa ação cível", explicou ele.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por exemplo, tem dificultado a consulta de súmulas e borderôs das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, além da Copa do Brasil. Para se ter uma ideia, a entidade ainda não divulgou o documento financeiro da partida entre Náutico e Plácido de Castro pela 8ª rodada da Série D, realizada em 11 de agosto.

" A única hipótese de punição está prevista na lei federal nº 10.671/2003 (estatuto do torcedor). (...) Destituição de seus dirigentes, na hipótese de violação das regras; suspensão por seis meses dos seus dirigentes, por violação dos dispositivos desta Lei; impedimento de gozar de qualquer benefício fiscal em âmbito federal; suspensão por seis meses dos repasses de recursos públicos federais da administração direta e indireta, sem prejuízo do disposto no art. 18 da Lei no 9.615, de 24 de março de 1998".

Ainda de acordo com o CAPÍTULO XI, Art. 37., § 2o A União, "os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir, no âmbito de suas competências, multas em razão do descumprimento do disposto nesta Lei".

Santa Cruz terá missão difícil para superar a média de público da Série C em 2012

Tricolor pernambucano tem a 5ª maior média de público pagante das Séries A, B, C e D

Leia a notícia completa
E continua no § 3o "A instauração do processo apuratório acarretará adoção cautelar do afastamento compulsório dos dirigentes e demais pessoas que, de forma direta ou indiretamente, puderem interferir prejudicialmente na completa elucidação dos fatos, além da suspensão dos repasses de verbas públicas, até a decisão final".

O Sr. Goool tem entrado em contato sistematicamente com a CBF através do ouvidor Roberto Sardinha e do assessor Victor Rios. Ambos se limitam a respostas padrões e o site da entidade continua desatualizado, sem borderôs e súmulas e sem respeitar o Estatuto do Torcedor.

A divulgação de súmulas e borderôs, além de outros itens do Estatuto do Torcedor, é um direito do torcedor e dever das federações e confederações. Todas as explicações estão na lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Diz o CAPÍTULO II, Art. 5º, § 1o "As entidades de que trata o caput farão publicar na internet, em sítio da entidade responsável pela organização do evento: os borderôs completos das partidas".

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool