Portal Eventos
CONMEBOL Sul-Americana
Em 26 de julho de 2014 às 12:00

Copa Sul-americana terá oito novatos e até confronto entre debutantes

Enquanto isso, clubes da Argentina e do Brasil só entrarão na Segunda Fase do torneio

da Redação -

São Paulo - A Edição 2014 da Copa Sul-americana terá início em 19 de agosto com oito clubes novatos, três a mais do que a temporada passada. Na Primeira Fase serão 32 clubes, sendo que Rentistas-URU, Universidad Católica-EQU, Nacional Potosí-BOL, UT de Cajamarca-PER, General Díaz-PAR, Cobresal-CHI, La Guaira-VEN e Deportivo Capiatá-PAR disputarão o torneio pela primeira vez.

No ano passado, os debutantes foram Montevideo Wanderers-URU, El Tanque Sisley-URU, Independiente-EQU, Itagüí-COL e Melgar-PER. O Sr. Goool contou as curiosidades do quinteto e fará o mesmo ao longo dos dias com os iniciantes da temporada 2014. A cobertura do Sr. Goool ainda terá muitas estatísticas e simulador - este a partir das oitavas-de-final.

A caminhada do Rentistas não será nada fácil. Os uruguaios vão encarar o tradicional Cerro Porteño, do Paraguai. Já os equatorianos da Universidad Católica pegarão o Anzoátegui-VEN. Com distintivo que lembra o River Plate, o Nacional Potosí enfrentará o Libertad, do Paraguai.

Enquanto isso, o desafio do UT de Cajamarca será diante do Deportivo Cáli, da Colômbia. General Díaz e Cobresal, dois novatos, ficarão frente a frente na Primeira Fase. O La Guaira, por sua vez, vai pegar o Atlético Nacional, da Colômbia. Por fim, o Deportivo Capiatá jogará diante do Danubio, do Uruguai.

Como argentinos e brasileiros entrarão apenas na Segunda Fase, a primeira parte da Copa Sul-americana contará com quatro representantes da Bolívia, do Chile, do Uruguai, do Paraguai, da Colômbia, do Equador, da Venezuela e do Peru.

Campeões!
A Copa Sul-americana surgiu, em 2002, em substituição a Copa Mercosul. Os brasileiros só entraram na disputa em 2003. Com dois títulos (2004 e 2005), o Boca Juniors-ARG é o maior vencedor do torneio. San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Independiente-ARG (2010), Universidade de Chile-CHI (2011), São Paulo (2012) e Lanús-ARG (2013) têm uma conquista cada.

 Atual campeão, o Lanús entrará apenas nas oitavas-de-final da Copa Sul-americana!
Em relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com seis conquistas. O Brasil soma dois títulos, contra um de Chile, Equador, México e Peru. O vencedor tem o direito de disputar a Recopa Sul-americana contra o campeão da Libertadores.

Regulamento:

A disputa dos clubes pelo título da Copa Sul-americana e, consequentemente, vagas na Recopa - contra o campeão da Libertadores - e Copa Suruga - contra o campeão da Liga Japonesa -, começa com 32 clubes em sistema de mata-mata.

Os 16 classificados se enfrentarão, em jogos de ida e volta, para a definição dos oito classificados às oitavas-de-final. Enquanto isso, oito clubes brasileiros se enfrentam para definir quatro vagas. O mesmo acontece com seis clubes argentinos na briga por três vagas. O último garantido nas oitavas-de-final é o Lanús - campeão da Sul-americana em 2013.

Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis.