Portal Eventos
CONMEBOL Sul-Americana
Em 06 de julho de 2013 às 15:04

Copa Sul-americana: Fusões e lembranças empurram El Tanque Sisley

Na estreia pela Copa Sul-americana, clube uruguaio enfrentará o Colo-Colo, do Chile

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Centro Cultural y Deportivo El Tanque Sisley. Esse é mais um clube que vai estrear na Copa Sul-americana 2013. Com sede em Montevidéu, El Tanque Sisley sofreu fusões e aposta em lembranças recentes para surpreender em seu primeiro grande desafio.

Montevideo Wanderers-URU, Independiente-EQU, Melgar-PER e Itagüí-COL também debutarão no torneio na atual temporada. Apesar de novato, o quinteto tem histórias interessantes e todas foram desvendadas pelo Sr. Goool nesta semana.

 Contra o tradicional Colo-Colo, El Tanque Sisley quer ter o mesmo sucesso que teve diante de Nacional e Peñarol!
Fundado em 17 de março de 1955 sob o nome de C. A. El Tanque, o clube uruguaio realizou a primeira fusão com o Sportivo Italiano, em 1972. Mas a parceria durou apenas dois anos. Em 1981, o clube fundiu-se novamente, desta vez com o C. C. Y. D. Sisley e recebeu o atual nome.

Desta forma, o El Tanque Sisley chegou à elite do Campeonato Uruguaio pela primeira vez em 1991. E logo de cara conseguiu passar por Nacional e Peñarol - clubes tradicionais do país e campeões da Libertadores.

Mesmo assim, o El Tanque Sisley acabou rebaixado e só voltou à elite em 2010. O clube segue na Primeira Divisão até hoje. O El Tanque Sisley manda seus jogos no Estádio Parque Víctor Della Valle - com capacidade para 10 mil torcedores. Na estreia pela Copa Sul-americana, o El Tanque Sisley enfrentará o tradicional Colo-Colo, do Chile.

Campeões!
A Copa Sul-americana surgiu, em 2002, em substituição a Copa Mercosul. Os brasileiros só entraram na disputa em 2003. Com dois títulos (2004 e 2005), o Boca Juniors-ARG é o maior vencedor do torneio. San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Independiente-ARG (2010), Universidade de Chile-CHI (2011) e São Paulo (2012) têm uma conquista cada.

Em relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com cinco conquistas. O Brasil soma dois títulos, contra um de Chile, Equador, México e Peru. O vencedor tem o direito de disputar a Recopa Sul-americana contra o campeão da Libertadores.

Regulamento:
A Primeira Fase da Copa Sul-americana contará com 32 clubes e será disputada em mata-mata. Os 16 classificados para a Segunda Fase se juntarão a oito clubes brasileiros e seis argentinos. Sairão 15 clubes classificados para as oitavas-de-final que se juntarão ao São Paulo - atual vencedor da Copa Sul-americana.

Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Até as semifinais, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis - sem prorrogação. Na final, por outro lado, em caso de empate no saldo de gols, haverá prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis.