|
|
São Paulo - Sevilla e UEFA Europa League vivem um caso de amor há tempos. Nas quatro vezes em que chegaram à final, os espanhóis deram a volta olímpica no segundo torneio mais importante do futebol europeu. Nesta quarta-feira, o Sevilla abocanhou o bicampeonato - quarto título ao todo - ao derrotar o surpreendente Dnipro, pro 3 a 2, no Estádio Nacional, de Varsóvia, na Polônia. Krychowiak e Bacca (2) fizeram os tentos dos espanhóis, enquanto Kalinic e Rotan balançaram as redes para os ucranianos.
O Sevilla foi campeão com 11 vitórias (sete em casa e três fora) - o jogo final aconteceu em campo neutro -, três empates como visitante e apenas uma derrota longe da torcida, além de 29 gols a favor e 14 contra. No mata-mata, o Sevilla eliminou o rival espanhol Villarreal, nas oitavas de final, passou pelo Zenit, e despachou a Fiorentina, nas semifinais.
Campeões!Benfica deu show nas arquibancadas, mas Campeonato Português patinou fora de campo
Leia a notícia completaA lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Chelsea.
Os títulos por países tem a Espanha na frente com 15 conquistas, contra 11 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.