Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
 
Em 23 de agosto de 2023 às 09:02

O futuro do futebol brasileiro? Conheça as SAFs, seu funcionamento e a relevância na gestão dos clubes

As Sociedades Anônimas do Futebol são um novo modelo de gestão para os clubes de futebol

da Redação -

São Paulo - O futebol brasileiro, conhecido mundialmente por sua paixão e talento inigualável, está em constante evolução. Novas abordagens e estratégias são essenciais para garantir o crescimento sustentável dos clubes e a manutenção da competitividade em níveis nacionais e internacionais.

Neste contexto, surge um modelo inovador de gestão: as Sociedades Anônimas do Futebol, também conhecidas como SAFs. Muitos devem estar se perguntando como esse modelo de gestão pode ajudar o futebol do país a investir mais em times, especialmente nos jogadores de bases.

Não se preocupe que vamos mostrar o funcionamento das SAFs e a sua relevância no cenário da administração esportiva no Brasil!

 Líder disparado do Brasileirão, Botafogo virou SAF e colhe seus frutos!Botafogo / DivulgaçãoLíder disparado do Brasileirão, Botafogo virou SAF e colhe seus frutos!
O que são as SAFs?
As Sociedades Anônimas do Futebol são um novo modelo de gestão para os clubes de futebol. Ao adotar esse formato, um clube se transforma em uma empresa, oferecendo ações para investidores e abrindo para a entrada de capital externo.

Essa abordagem difere do modelo tradicional de associação sem fins lucrativos, com o objetivo de melhorar a estrutura de gestão, a capacidade financeira e a competitividade do clube.

Funcionamento das SAFs
As SAFs representam uma evolução no modelo de gestão dos clubes esportivos. Quando um clube decide adotar o formato de SAF, ele passa por uma transformação jurídica que o converte em uma empresa de capital aberto.

E por meio dessa transformação, o clube emite ações que podem ser adquiridas por investidores, sejam eles indivíduos ou empresas, o que injeta capital financeiro na organização.

Austrália encerra jejum de 12 anos e volta a vencer seleção da Europa pela Copa do Mundo Feminina

Duelo desta quinta-feira, em Sydney, contou com o público de 75.784 torcedores

Leia a notícia completa
Com essa entrada de recursos, os clubes têm a capacidade de investir em diversas áreas, como contratação de jogadores, desenvolvimento de infraestrutura, categorias de base e estratégias de marketing.

A governança das SAFs é caracterizada por uma estrutura profissionalizada, com a formação de conselhos de administração e diretores executivos, que aplicam práticas empresariais modernas para garantir transparência, eficiência e competitividade.

A adesão às SAFs também traz consigo a necessidade de equilibrar objetivos esportivos e financeiros, uma vez que os acionistas passam a esperar retornos financeiros sobre seus investimentos. Por conta disso, a gestão das finanças do clube torna-se crucial, pois a tomada de decisões deve considerar tanto o sucesso esportivo quanto a rentabilidade.

A adoção das SAFs é uma tentativa de impulsionar o desenvolvimento do futebol brasileiro, atraindo investimentos e promovendo uma gestão mais eficiente. No entanto, também traz desafios, exigindo um equilíbrio delicado entre a paixão pelo esporte, levando em conta quem adora as dicas para apostas esportivas, e a responsabilidade financeira perante os acionistas.

A implementação bem-sucedida desse modelo pode representar um passo significativo rumo à modernização do futebol e à conquista de resultados expressivos tanto dentro quanto fora dos campos.

Como funciona o modelo de SAF para um clube esportivo?
O modelo de Sociedade Anônima do Futebol para um clube esportivo envolve uma transformação substancial na estrutura e na gestão da instituição esportiva, como:

1. Estudo e decisão: o processo começa com uma análise detalhada do clube, suas finanças, infraestrutura, mercado potencial e objetivos a longo prazo. Com base nessa avaliação, a diretoria do clube e seus principais stakeholders decidem se a adoção do modelo de SAF é apropriada e benéfica para a instituição.

2. Consultoria jurídica e financeira: o clube contrata consultores jurídicos e financeiros especializados para orientar o processo de transformação. Eles ajudam a elaborar um plano detalhado, considerando questões legais, financeiras, tributárias e operacionais.

3. Assembleia Geral de Sócios: uma Assembleia Geral de Sócios é convocada para aprovar a transformação em SAF. Os sócios votam sobre a mudança e aprovam a alteração do estatuto para permitir a adoção do novo modelo de gestão.

4. Transformação jurídica: uma vez aprovada a decisão, o clube inicia o processo legal de transformação em uma Sociedade Anônima do Futebol. Isso envolve a alteração do registro do clube de associação sem fins lucrativos para uma empresa de capital aberto, seguindo as leis e regulamentos do país.

5. Emissão de ações: a SAF emite ações que representam a propriedade e participação nos resultados do clube. Essas ações podem ser adquiridas por investidores externos e até mesmo pelos próprios sócios do clube, dependendo das regras estabelecidas.

6. Profissionalização da gestão: com o novo formato, a gestão do clube se torna mais profissionalizada, seguindo padrões empresariais de governança. Isso pode incluir a formação de um conselho de administração, contratação de diretores executivos especializados e implementação de práticas de gestão modernas.

7. Entrada de investidores: a entrada de investidores externos injeta capital financeiro no clube. Isso pode ser usado para financiar atividades esportivas, contratação de jogadores, desenvolvimento de infraestrutura e expansão da marca.

8. Prestação de contas e transparência: a SAF é obrigada a fornecer informações financeiras e operacionais transparentes para os acionistas e o público. Isso inclui divulgações financeiras regulares e relatórios sobre o desempenho do clube.

9. Equilíbrio entre esporte e finanças: um dos desafios é encontrar o equilíbrio entre objetivos esportivos e financeiros. A gestão precisa tomar decisões que garantam o sucesso nos campos e também atendam às expectativas dos investidores por resultados financeiros positivos.

10. Crescimento sustentável: a SAF busca promover um crescimento sustentável do clube, atraindo investimentos, melhorando a competitividade esportiva e garantindo a saúde financeira a longo prazo.

A adoção de SAFs pode variar em detalhes e complexidade de clube para clube, e de acordo com as regulamentações do país em que estão localizados.

Qual a diferença entre SAF e Clube-empresa?
Entre as principais diferenças entre Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) e o modelo de Clube-Empresa, estão:

AspectoSAFClube-empresa
Estrutura JurídicaEmpresa de capital abertoAssociação sem fins lucrativos
Emissão de AçõesEmite açõesNão emite ações
Entrada de InvestidoresAtrai investidores externosNão permite investidores
GovernançaProfissionalizada e estruturadaVaria, pode ser mais tradicional
ControleAcionistas e investidoresSócios e/ou diretoria eleita
Foco FinanceiroRetornos para acionistasAutonomia na gestão financeira
Gestão EsportivaPode ser influenciada por finançasAutonomia na tomada de decisões
ObjetivosEquilíbrio entre esportivo e financeiroPrioriza interesses dos sócios
TransparênciaNível maior de transparênciaTransparência pode variar
DesenvolvimentoInvestimento em infraestrutura e talentosAutonomia nas prioridades



Lembrando que as características podem variar dependendo das especificidades do clube e das regras do país em que estão localizados.

Quais clubes brasileiros são SAF?
Aqui no Brasil, a lei que permitiu os clubes se tornarem SAFs foi aprovada em 2021, e desde então, alguns times já mudaram seus estatutos.

Os três primeiros foram Bahia, Cruzeiro e Botafogo.

Bahia: foi comprado pelo mesmo grupo que controla o Manchester City

Cruzeiro: foi adquirido pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno

Botafogo: tem como dono o inovador John Textor

A esses três times, somam-se Cuiabá, Red Bull Bragantino e Vasco, totalizando seis clubes que atuam no modelo SAFs.

A relevância das SAFs na gestão dos clubes
As Sociedades Anônimas do Futebol tem um papel importante na modernização e fortalecimento da gestão dos clubes esportivos e ultrapassa as linhas do campo, impactando positivamente a indústria do esporte como um todo. Ao atrair investidores, as SAFs incentivam o crescimento da economia esportiva, gerando empregos e oportunidades de negócios nos setores relacionados.

Além disso, a maior transparência e prestação de contas inerentes às SAFs podem auxiliar na construção de uma relação de confiança entre os clubes e seus torcedores, patrocinadores e parceiros comerciais.

Com a capacidade de planejar a longo prazo, investir em infraestrutura de alta qualidade e formar uma base sólida de talentos jovens, as SAFs surgem como uma alternativa promissora para os clubes que buscam um futuro mais estável e bem-sucedido no cenário esportivo e econômico.

Ao adotar esse modelo, os clubes têm a oportunidade de melhorar a gestão, atrair investimentos e elevar o nível de competição no cenário nacional e internacional. A evolução constante é vital para garantir que o Brasil continue sendo uma potência do futebol mundial.

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool