|
|
Pernambuco - A Região Nordeste, pela segunda vez nos pontos corridos, poderá não ter nenhum clube na lista de acessos na Série B do Campeonato Brasileiro. A marca negativa só foi registrada em 2008, quando Corinthians, Santo André, Avaí e Grêmio Barueri subiram para a Série A do Nacional. Em todos os outros anos, de 2006 para cá, sempre um clube nordestino se postou entre os quatro melhores da Série B.
Em 2013, o Nordeste conta com seis representantes, atrás apenas da Região Sudeste, com sete clubes. O melhor desempenho após 24 rodadas é do Icasa. O clube cearense soma 38 pontos, um a mais do que o Sport. O Ceará, com 35 pontos, pode se considerar um postulante ao acesso. Os outros clubes (América de Natal, ASA e ABC) estão em situações complicadas e lutam contra o rebaixamento.
Vitória (2007 e 2012) Ceará (2009) e Bahia (2010) foram os outros clubes nordestinos que conquistaram o acesso ao longo dos pontos corridos na Série B. Se o desempenho entre os quatro primeiros colocados têm sido fraco, a luta pelo título do segundo escalão nacional é ainda pior.
No 1º Turno, o Mais Querido bateu o Papão em duelo realizado na capital do Pará
Leia a notícia completaA história mostra a dificuldade dos nordestinos faturarem o título na competição. Até hoje foram apenas três conquistas. O Sudeste é o recordista de títulos - 15 ao todo. Só o Estado de São Paulo soma nove. Minas Gerais ainda tem quatro e o Rio de Janeiro soma dois.
A Região Sul se posta no segundo lugar com nove títulos, sendo seis do Paraná, dois do Rio Grande do Sul e um de Santa Catarina. O Centro-Oeste é outro a superar o Nordeste no quesito títulos. Distrito Federal e Goiás já foram campeões duas vezes cada. Apenas o Norte iguala o Nordeste com três títulos. O Pará venceu todas as três vezes.
Confira os clubes nordestinos que conquistaram o acesso na Série B:
2006
Sport-PE
Náutico-PE
América de Natal-RN
2007
Vitória-BA
2009
Ceará-CE
2010
Bahia-BA
2011
Náutico-PE
Sport-PE
2012
Vitória-BA