Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
 
Em 12 de abril de 2013 às 14:35 - Atualizado em 12 de abril de 2013 às 21:45

Lista com clubes das Séries A, B e C do Brasileirão na 2ª Divisão Estadual pode chegar a seis

Portuguesa, Grêmio Barueri, Guaratinguetá e Betim disputam a 2ª Divisão de seus Estaduais

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Goiás - CRAC e Vila Nova se enfrentarão, neste domingo, às 16 horas, no Estádio Genervino Fonseca, em Catalão, pela penúltima rodada da Primeira Fase no Campeonato Goiano. Os rivais tentam evitar o rebaixamento para não se igualarem a Portuguesa, Grêmio Barueri, Guaratinguetá e Betim. O quarteto disputa a 2ª Divisão de seus Estaduais, mas estão garantidos nas Séries A, B ou C do Brasileirão.

Na final do Tocantinense, Interporto aposta na invencibilidade e Gurupi no retrospecto contra rival

Mas o desempenho de ambos nas arquibancadas deixou a desejar na Primeira Fase do Estadual

Leia a notícia completa
O descenso do Vila Nova seria emblemático e o primeiro dentro de campo. Em 2000, o clube goiano caiu por causa da atitude intempestiva de seus dirigentes. O Vila Nova, insatisfeito com a arbitragem, se recusou a entrar em campo na segunda partida da final contra o Goiás e foi punido pela Federação Goiana de Futebol (FGF) com a perda de todos os pontos.

Naquela oportunidade, o Tigre terminou o 1º Turno no sexto lugar, com 21 pontos. Foram cinco vitórias, seis empates e duas derrotas, além de 21 gols a favor e dez contra (melhor defesa). Nas quartas-de-final, o Vila Nova eliminou o Anapolina. O Goianésia ficou para trás na semifinal. Mas na decisão, o rival Goiás venceu os dois jogos, por 2 a 1.

A classificação no 2º Turno foi obtida com quinta melhor campanha. Os 28 pontos foram conquistados após nove triufos, um empate e três derrotas, além de 23 gols a favor e 11 contra. Antes de chegar à final, o Vila Nova eliminou o Anápolis nas quartas e o Caldas na semifinal. No primeiro jogo da decisão, o Goiás venceu, por 3 a 1. A partida de volta, que seria em 24 de junho, não aconteceu.

Em 2013 serão dois rebaixados. O Itumbiara já amargou o descenso. Vila Nova e CRAC somam 17 pontos, mas o Tigrão leva vantagem no saldo de gols (-9 a -11). Enquanto isso, o CRAC foi rebaixado pela última vez em 2002, quando terminou o Estadual em nono lugar. Mas em 2003, o clube de Catalão sagrou-se campeão da 2ª Divisão e jamais voltou a cair.

Desespero!
Mas não serão apenas os goianos que poderão colher o descenso ao término do Estadual. O Guarani acabou rebaixado na noite de sexta-feira. O último rebaixamento do Bugre no Paulista havia sido em 2009, quando o clube terminou no penúltimo lugar. O Guarani não conseguiu o acesso no ano seguinte e só retornou para a Série A1 em 2011 com o vice-campeonato.

Dos quatro clubes das Séries A, B e C do Brasileirão que não estão na 1ª Divisão de seus Estaduais, Grêmio Barueri e Betim foram eliminados na Primeira Fase da Série A2 Paulista e do Módulo II Mineiro, respectivamente. Enquanto isso, Portuguesa e Guaratinguetá ainda sonham com o acesso.

O Guará lidera o Grupo 2 da Segunda Fase com quatro pontos. Pela última rodada do turno, o Tricolor enfrentará o Audax, em casa. A Lusa, por sua vez, vai encarar o Comercial, em Ribeirão Preto. A Portuguesa lidera o Grupo 3 com seis pontos e aproveitamento de 100%. Os dois melhores colocados de cada grupo conquistarão o acesso à elite paulista.

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool