Sexta-feira, 29 de Março de 2024
 
Em 18 de janeiro de 2013 às 09:17

Estaduais em cinco atos: Copa Nordeste rouba os olhares dos torcedores

Apenas Maranhão e Piauí se concentrarão 100% nos Estaduais 2013

da Redação -

São Paulo - Sete dos nove Estaduais da Região Nordeste estarão esvaziados em 2013 por causa da Copa do Nordeste. Apenas Maranhão e Piauí não participam da torneio por opção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nesta sexta-feira, o Sr. Goool apresenta seu penúltimo especial sobre os regulamentos. O último destaque será da Região Norte.

Estaduais em cinco atos: Centro-Oeste se divide em duplinhas na fórmula de disputa

Brasiliense e Sul-mato-grossense têm regulamentos parecidos, o mesmo acontece com Goiás e Mato Grosso

Leia a notícia completa
Sem a presença dos 16 clubes da Copa do Nordeste, os Estaduais utilizarão a primeira fase para premiar os clubes com vagas na Série D do Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil, além de oportunidade de jogar a final da competição. Mimos para o torcedor não perder ainda mais o interesse nos Estaduais nordestinos 2013.

ALAGOANO
O Campeonato Alagoano será disputado por dez clubes. Mas na primeira fase, apenas oito se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados se juntarão a ASA e CRB no Hexagonal. Os outros quatro clubes disputarão o Torneio da Morte. No Hexagonal, os seis clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores irão para as semifinais. Na semifinal e final serão dois jogos. Em caso de empate por pontos, terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.

No Torneio da Morte, os seis clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. O clube com o pior índice técnico será rebaixado. O segundo clube com o pior índice técnico poderá ser rebaixado caso ASA ou CRB não sejam o sexto colocado do Hexagonal. Se ASA ou CRB terminarem na sexta colocação, haverá uma disputa em dois jogos entre o pior de índice técnico e o clube em questão para definir o segundo rebaixado.

Critérios de desempate:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Confronto direto;
4 - Maior número de gols marcados;
5 - Menor número de gols sofridos;
6 - Sorteio.

BAIANO
Sem Bahia, Feirense e Vitória - integrantes da Copa do Nordeste -, a primeira fase do Campeonato Baiano terá nove clubes. Todos se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os cincos melhores colocados se classificarão e se juntarão a Bahia, Feirense e Vitória nas quartas-de-final. Os dois piores serão rebaixados.

Esta fase dividirá os oito clubes em dois grupos com quatro representantes cada. Os clubes enfrentarão os rivais do outro grupo. Os dois melhores de cada chave passarão para as semifinais. Esta fase, assim como a final, será no sistema de mata-mata com jogos de ida e volta.

O melhor clube colocado na primeira fase terá vaga assegurada na Copa do Nordeste 2014. Já o melhor classificado, a partir das quartas-de-final, terá vaga na Série D, desde que não seja Bahia e Vitória. Enquanto isso, o segundo melhor colocado na primeira fase, assim como o campeão estadual, terão vagas na Copa do Brasil.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols marcados;
4 - Confronto direto;
5 - Maior saldo de gols no confronto direto;
6 - Menor número de cartões vermelhos;
7 - Menor número de cartões amarelos;
8 - Sorteio.

CEARENSE
Na primeira fase, sem as presenças de Ceará e Fortaleza que disputarão a Copa do Nordeste, os nove clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. O primeiro colocado se classificará e entrará na segunda fase com dois pontos de bonificação, além de garantir presença na Copa do Brasil 2014. O segundo colocado ganhará um ponto extra para a disputa da segunda fase. Além destes dois clubes, se juntarão a Ceará e Fortaleza: terceiro, quarto, quinto e sexto colocados. Os dois últimos colocados serão rebaixados.

Na segunda fase, os oito clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados se classificarão para as semifinais. Esta fase, assim como a final, serão decididas no sistema de mata-mata. O campeão terá vagas na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste. O vice-campeão ficará com uma vaga na Copa do Nordeste. O melhor clube classificado, excluindo Icasa, Ceará, Fortaleza e Guarany, terá vaga na Série D.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Melhor saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Confronto direto;
5 - Sorteio.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE DO MATA-MATA:
1 - Melhor saldo de gols na somatória de 180 minutos;
2 - Maior número de gols marcados sem o mando de campo (critério usado apenas com clubes de cidade diferentes);
3 - Melhor campanha. Na semifinal contarão os resultados da segunda fase e na final, os resultados da segunda fase da semifinal.

MARANHENSE
O Campeonato Maranhense será disputado por nove clubes em dois turnos. No primeiro, os clubes se enfrentarão em jogos de ida. Os quatro melhores colocados se classificarão para a próxima fase. Na semifinal e final, as disputas serão no sistema de mata-mata por pontos corridos. No segundo turno, o sistema de disputa será o mesmo, mas serão jogos de volta. Os quatro melhores colocados se classificarão para a próxima fase. Na semifinal e final, as disputas serão no sistema de mata-mata por pontos corridos.

Se um mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão. Caso contrário, os vencedores dos dois turnos se enfrentarão em jogos de ida e volta. O campeão terá uma vaga na Copa do Brasil. Já os dois últimos colocados na classificação geral serão rebaixados.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias na fase onde aconteceu o empate;
2 - Maior saldo de gols na fase onde aconteceu o empate;
3 - Maior número de gols marcados na fase onde aconteceu o empate;
4 - Confronto direto;
5 - Menor número de cartões vermelhos;
6 - Menor número de cartões amarelos;
7 - Sorteio.

PARAIBANO
No primeiro turno, os oito clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados se classificarão para a fase final. Os seis melhores jogarão o segundo turno e os dois últimos colocados serão rebaixados. No segundo turno, os seis classificados se juntarão a Campinense e Sousa. A dupla entrará apenas nesta fase por causa da disputa da Copa do Nordeste. Os oito clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados se classificarão para a fase final. Com os vencedores do primeiro e do segundo turno, a semifinal será disputada em sistema de mata-mata. O mesmo acontecerá com a final.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE PARA O PRIMEIRO E SEGUNDO TURNO:
1 – Maior número de vitórias;
2 – Maior saldo de gols;
3 – Maior número de gols pró;
4 – Maior número de gols assinalados no campo do adversário;
5 – Confronto direto;
6 – Menor número de cartões vermelhos;
7 – Menor número de cartões amarelos;
8 – Partida extra e, permanecendo o empate, cobrança de penalidades.

PERNAMBUCANO
No primeiro turno, os nove clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. O melhor colocado se classificará para a Copa do Brasil 2014. No segundo turno, com a presença dos integrantes da Copa Nordeste (Salgueiro, Santa Cruz e Sport), os 12 clubes se enfrentarão em jogos de ida. Os últimos oito clubes farão um octogonal contra o rebaixamento. Os dois piores colocados neste octogonal serão rebaixados.

Já os quatro melhores colocados do 2º Turno se classificarão para as semifinais. Também no mata-mata, a decisão será definida em dois jogos. Em caso de empate no número de pontos, haverá um jogo extra. Se houver igualdade nesta partida, a decisão será nos pênaltis.

Campeão, vice e terceiro colocado se classificarão para a Copa do Nordeste 2014. Estes três clubes, além do campeão do primeiro turno, ficarão com uma vaga na Copa do Brasil 2014. O quarto colocado no segundo turno vai se garantir na Série D do Brasileirão 2013.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE NO PRIMEIRO E NO SEGUNDO TURNO:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Confronto direto;
5 - Menor número de cartões vermelhos;
6 - Menor número de cartões amarelos;
7 - Sorteio.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE NA SEMIFINAL:
1 - Maior saldo de gols;
2 - Maior número de gols na casa do adversário;
3 - Menor número de cartões vermelhos;
4 - Menor número de cartões amarelos;
5 - Sorteio.

PIAUIENSE
Os oito clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro primeiros colocados se classificarão para a próxima fase. Na semifinal e final, os clubes jogarão no sistema de mata-mata em jogos de ida e volta para se definir os finalistas e o campeão. Não há rebaixamento.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Confronto direto;
5 - Sorteio.

POTIGUAR
A primeira fase terá oito clubes que jogarão entre si em turno e returno. Os seis melhores colocados se classificarão e se juntarão a ABC e América-RN na segunda fase. A dupla da capital entrará apenas na segunda fase por causa da Copa do Nordeste. Já o último colocado será rebaixado.

A segunda fase terá Turno e Returno. Após os jogos de ida, os dois melhores colocados farão a final. O campeão estará na decisão do Estadual, além de garantir vagas na Copa do Brasil 2014 e na Copa do Nordeste 2014. O Returno, com os jogos de volta, será com a mesma fórmula, dando as vagas da Copa do Brasil e do Nordeste para o vencedor.

Se um mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão. Caso contrário, os vencedores dos dois turnos farão a final em dois jogos. Em caso de empate por pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols marcados;
4 - Menor numero de cartões vermelhos recebidos;
5 - Menor número de cartões amarelos recebidos;
6 - Sorteio.

SERGIPANO
Os oito clubes serão divididos em dois grupos com quatro representantes cada. No primeiro turno, os clubes se enfrentarão dentro do próprio grupo em jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada grupo se classificarão para as semifinais. Esta fase e a final serão decididas em dois jogos. O campeão vai garantir vaga na Copa do Brasil 2014.

No segundo turno, além dos oito clubes da primeira fase, estarão Confiança e Itabaiana. A dupla ficou de fora da primeira fase por causa da Copa do Nordeste. Os dez clubes serão separados em dois grupos com cinco representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão para as semifinais. Nesta fase e na final serão duas partidas. Já os dois piores clubes na segunda fase serão rebaixados.

O campeão estadual irá garantir vaga na Copa do Nordeste 2014, na Copa do Brasil 2014 e na Série D do Brasileirão 2013. O vice-campeão ficará com uma vaga na Copa do Nordeste 2014.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Menor número de gols contra;
5 - Confronto direto;
6 - Menor número de cartões vermelhos;
7 - Menor número de cartões amarelos;
8 - Sorteio.

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool