Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
 
Em 18 de janeiro de 2013 às 16:40

ESPECIAL: Grupo C terá dois campeões - Vitória e América-RN

Por outro lado, o Salgueiro vai debutar, enquanto o ASA só participou em 1994

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Bahia - Ninguém levou mais a sério a Copa do Nordeste, até aqui, do que o Vitória. Quatro vezes campeão, o Leão baiano - atual vice-campeão estadual - ainda faturou três vice-campeonatos. Por conta de tudo isso, o Vitória é o grande favorito no Grupo C e até mesmo para levar a Edição 2013 da Copa do Nordeste.

Mas não será nada fácil. Apenas este grupo conta com dois campeões. Além do clube baiano, o América-RN - campeão potiguar em 2012 - também já deu a volta olímpica. Por outro lado, o Salgueiro - 3º colocado no Estadual 2012 - vai debutar na Copa do Nordeste e o ASA - atual vice-campeão alagoano - participou apenas uma vez e ainda ficou na lanterna do Grupo B, sendo eliminado já na primeira fase de 1994.

VITÓRIA
A trajetória do Vitória começou desanimadora na Copa do Nordeste. O Leão foi lanterna do Grupo C, em 1994, sendo eliminado na primeira fase. Mas tudo mudou três anos depois. Em 1997, o Vitória foi campeão pela primeira vez ao eliminar CSA, Santa Cruz, Ceará e faturar o título em cima do rival Bahia. Na final, o Rubro-negro triunfou, por 3 a 0, no primeiro jogo, e perdeu o segundo, por 2 a 1.

ESPECIAL: Sport é o bicho-papão do Grupo B e Sousa vai debutar na Copa do Nordeste

Todos os quatro clubes do grupo chegaram à Copa do Nordeste após o vice no Estadual

Leia a notícia completa
As conquistas, aliás, sempre foram complicadas para o Vitória. Em 1999, por exemplo, o clube baiano voltou a ser campeão, mas novamente com derrota na final. O Vitória, após passar pela primeira fase, eliminou Botafogo-PB, Sport e, na decisão, até venceu o primeiro duelo (2 a 0), mas caiu no jogo de volta (1 a 0).

O tri e o tetra tiveram o mesmo panorama. Em 2003, o Vitória entrou apenas na segunda fase e tirou o Sergipe, assim como fez com o América-RN na semifinal. Na decisão, o Fluminense de Feira endureceu e não perdeu. Foram dois empates (1 a 1 e 0 a 0) e título rubro-negro. Na última edição da Copa do Nordeste, o título veio em apenas uma partida da final, com triunfo em cima do ABC, 2 a 1.

Mas a torcida rubro-negra já sentiu o gosto amargo nas decisões. A primeira derrota foi em 1998, quando o América-RN garantiu o trofeu. Em 2000, o algoz foi o Sport. Já o Bahia deu o troco em 2002. Na temporada de 2001, o Vitória foi eliminado ainda na primeira fase, ficando no modesto sétimo lugar.

AMÉRICA-RN
O América pode ser coadjuvante neste grupo, mas já foi campeão em cima do Vitória - recordista de títulos. Em 1998, o Mecão ficou na segunda colocação do Grupo C na primeira fase. Na segunda, pelo Grupo F, o clube de Natal foi líder. Ao enfrentar o Vitória na final, perdeu a primeira partida (2 a 1), mas deu o troco em casa (3 a 1).

Mas até chegar ao título, a caminhada potiguar foi complicada. O América foi eliminado nas quartas-de-final, em 1994 e na primeira fase, em 1997. Mesmo com a conquista, a sina continuou em 1999, quando o clube caiu na segunda fase. Em 2000, o Vitória fez questão de dar o troco e eliminou o rival na segunda fase.

Um penúltimo lugar, em 2001, e um oitavo lugar, em 2002, definiram a desclassificação do Mecão na Copa do Nordeste. Em 2003, o Vitória voltou para assustar e tirou o América na semifinal. Já em 2010, o clube potiguar fez feio e foi eliminado na primeira fase na nona colocação.

Campeões!
O Estado da Bahia é o que mais se prepara para a Copa do Nordeste. Criada em 1994, a competição já viu quatro títulos do Vitória - atual campeão. O rival Bahia, assim como o Sport, soma dois. Enquanto isso, o América-RN já gritou "é campeão" em uma oportunidade.

Em 2014, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) colocará o campeão da Copa do Nordeste na Copa Sul-americana. Mas em outras oportunidades os vencedores tiveram prêmios que foram além do dinheiro. Em 1997 e 1998, Vitória e América-RN, respectivamente, puderam participar da Copa Conmebol. O campeão e o vice de 2000 - Sport e Vitória, respectivamente - jogaram a Copa dos Campeões Regionais.

Confira os jogos da 1ª rodada Grupo C na Copa do Nordeste:

Grupo C
Sábado
17h

Salgueiro x ASA

Domingo
17h

América-RN x Vitória

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool