Quinta-feira, 28 de Março de 2024
 
Em 17 de janeiro de 2013 às 22:17

ESPECIAL: Sport é o bicho-papão do Grupo B e Sousa vai debutar na Copa do Nordeste

Todos os quatro clubes do grupo chegaram à Copa do Nordeste após o vice no Estadual

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Pernambuco - Confiança, Fortaleza, Sousa e Sport chegaram à Copa do Nordeste respaldados pelo vice-campeonato estadual em 2012. O quarteto forma o Grupo B e mostra os contrastes do bicampeão Sport e do novato Sousa. Assim como fez com o Grupo A, o Sr. Goool trará números e curiosidades do Grupo B.

ESPECIAL: Sr. Goool traz os números e curiosidades do Grupo A da Copa do Nordeste

Dos quatro clubes, apenas o Bahia já foi campeão, enquanto o Itabaiana vai debutar

Leia a notícia completa
Todos os quatro clubes deixaram de participar, ao menos, uma vez da Copa do Nordeste. O paraibano Sousa jamais deu as caras na competição. E o clube terá uma dura missão, afinal, a Paraíba não costuma se dar bem contra os rivais nordestinos. A melhor colocação dos paraibanos foi o quarto lugar com o Botafogo, em 1998, e com o Treze, em 2010.

O sergipano Confiança, por sua vez, ficou de fora da disputa em 1994, 1999, 2000 e 2003. A lista de ausências do Fortaleza também contabiliza quatro edições (1997, 1999, 2000 e 2003). Até o Sport já ficou de fora da Copa do Nordeste. O Leão da Ilha não disputou as duas últimas edições (2003 e 2010).

CONFIANÇA
O Sousa nunca esteve na Copa do Nordeste, mas o Confiança também deixa muito a desejar. Em 1997, o clube sergipano foi eliminado ainda na primeira fase pelo Vitória. No ano seguinte, não satisfeito em cair logo de cara, o Confiança ainda amargou a lanterna do Grupo A. O mesmo se repetiu em 2002. Mas nesta oportunidade, o Confiança foi o último de 16 clubes. Antes, em 2001, o clube caiu na primeira fase, com a nada honrosa 14ª colocação. Por fim, em 2010, amargou a penúltima posição.

FORTALEZA
Dono de uma torcida fanática, o Fortaleza também terá que superar suas participações na Copa do Nordeste se quiser sonhar com o título em 2013. O melhor desempenho do Tricolor foi uma semifinal em 2001, quando caiu diante do Bahia. Na primeira fase, o Leão do Pici havia ficado em terceiro lugar.

Mas tudo começou em 1994, com uma eliminação na primeira fase. Em 1998, o Fortaleza, após passar pela fase inicial, foi lanterna na segunda fase e eliminado no Grupo E. O clube cearense ainda amargou a nona colocação, em 2002, e o 11º lugar, em 2010. Nas duas oportunidades, o Fortaleza caiu na primeira fase.

SPORT
A história do Sport, porém, é bem mais alegre do que seus rivais. O Leão pernambucano foi campeão em 1994 e 2000. Na primeira edição da Copa do Nordeste, o Sport foi líder do Grupo C na primeira fase. No mata-mata, passou pelo América-RN, Bahia e foi campeão em cima do CRB. Após um empate sem gols, o Rubro-negro bateu os alagoanos, por 3 a 2, nos pênaltis.

A conquista de 2000 teve cenário parecido. O título começou a ser ganho com a liderança no Grupo A na primeira fase. No mata-mata, Treze, Poções e o vice-campeão Vitória ficaram para trás. O Sport ainda ostenta um vice-campeonato em 2001, quando perdeu a decisão para o Bahia (3 a 1). Nas outras edições, o clube alternou bons e maus momentos.

Em 1997, o Sport foi eliminado na semifinal pelo Bahia. O rival Vitória fez o mesmo na temporada de 1999. Já em 1998 e 2002 o cenário não foi nada bom. O clube pernambucano caiu na primeira fase com um terceiro lugar em 1998 e, em 2002, saiu fora da competição na modesta décima colocação.

Campeões!
O Estado da Bahia é o que mais se prepara para a Copa do Nordeste. Criada em 1994, a competição já viu quatro títulos do Vitória - atual campeão. O rival Bahia, assim como o Sport, soma dois. Enquanto isso, o América-RN já gritou "é campeão" em uma oportunidade.

Em 2014, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) colocará o campeão da Copa do Nordeste na Copa Sul-americana. Mas em outras oportunidades os vencedores tiveram prêmios que foram além do dinheiro. Em 1997 e 1998, Vitória e América-RN, respectivamente, puderam participar da Copa Conmebol. O campeão e o vice de 2000 - Sport e Vitória, respectivamente - jogaram a Copa dos Campeões Regionais.

Confira os jogos da 1ª rodada Grupo B na Copa do Nordeste:

Grupo B
Domingo
17h

Confiança x Fortaleza
Sousa x Sport

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool