Domingo, 19 de Maio de 2024
 
Em 15 de outubro de 2013 às 11:47

Distrito Federal repete 72 e não terá clubes nas Séries A, B e C em 2014

No último domingo, o Brasiliense foi rebaixado para a última divisão nacional

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Distrito Federal - O Distrito Federal conta com estádio avaliado em R$ 1,2 bilhão e capacidade de 70.042 lugares. O estado ainda receberá a Copa do Mundo. Mas em 2014, o Distrito Federal não terá, sequer, um clube nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. No último domingo, o Brasiliense foi rebaixado para a última divisão nacional.

Desde o início do Brasileirão, em 1971 - naquela época eram apenas duas divisões -, o Distrito Federal não ficava sem clube nas principais competições nacionais. Na década de 70, o jejum aconteceu em 1971 e 1972. Mas a decadência do futebol candango não é recente.

 Brasiliense disputará pela primeira vez a Série D e deixa o Distrito Federal sem clubes nas Séries A, B e C!
O calvário do Distrito Federal começou em 2005, quando o Brasiliense foi rebaixado na Série A - última vez em que o estado contou com um representante na elite nacional. Já o outro momento diz respeito ao Gama, maior vencedor do Estadual com dez títulos. Desde 2011, o Gama não disputa uma das quatro divisões do Brasileirão.

Mesmo eliminado, Fortaleza se torna o clube cearense com a melhor média de público do Brasil

Leão, agora, é um dos três clubes com média acima de dez mil torcedores na Série C

Leia a notícia completa
O Periquito, como o Gama é chamado por seus torcedores, esteve na Série A pela última vez em 2002 - antes dos pontos corridos. O clube alviverde transitou pelas Séries B e C até 2010. No ano seguinte amargou a eliminação ainda na Primeira Fase da Série D e jamais voltou.

Nem no Campeonato Candango o Gama tem encontrado paz. Campeão pela última vez em 2003, o clube não passou das semifinais do 1º Turno no Estadual 2013. O campeão foi o rival Brasiliense. O Jacaré cresceu na mesma proporção da queda do Gama. Mas no Nacional, o desempenho do Brasiliense também não é animador.

Após ser rebaixado no Brasileirão em 2005, o clube de Taguatinga se segurou na Série B até 2010, quando amargou o descenso. A partir deste momento, a Série C passou a ser referência para o Brasiliense. Mas em 2013, a queda foi consumada na última rodada, em casa e de virada - 2 a 1 para o Cuiabá.

Antes da bolha atingir o estado, o Gama foi campeão da Série B em 1998. O rival Brasiliense faturou o título em 2004. Já pela Série C, o Jacaré abocanhou o título de 2002.

Vazio!
Nas arquibancadas, o fracasso se repete. O Brasiliense terminou a Série C com a 10ª melhor média de público pagante (1.528). No ranking com 101 clubes das quatro divisões, o Jacaré ocupa a 61ª colocação. Já o Brasília, eliminado na Primeira Fase da Série D, aparece na 88ª colocação (323).

O Campeonato Brasiliense 2013, por sua vez, terminou com média modesta de 1.191 torcedores e total de 88.097. O Brasiliense teve a maior média com 3.595 pagantes, contra 3.069 do Gama - vice-líder. Mesmo assim, a capital federal reformou seu principal estádio para a Copa do Mundo 2014.

O Mané Garrincha teve custo de R$ 1,2 bilhão - o mais caro entre todas as obras no quesito. O atual estádio tem capacidade para 70.042 lugares. Como o Brasiliense manda suas partidas no Serejão, em Taguatinga, o Mané Garrincha tem sobrevivido com jogos dos clubes cariocas no Brasileirão.

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool