Terça-feira, 02 de Março de 2021
 
Em 16 de agosto de 2013 às 11:40

Cuiabá e Luverdense podem encerrar longo jejum com acesso na Série C

Estado do Mato Grosso não chega ao segundo escalão do futebol nacional desde 1995

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Mato Grosso - Cuiabá e Luverdense lutam pelo inédito acesso na Série C do Campeonato Brasileiro. Mas a responsabilidade da dupla vai além e envolve o Estado do Mato Grosso que não chega à Série B desde 1995 ou há 18 anos. O último integrante mato-grossense no segundo escalão do futebol nacional foi o Barra do Garças.

Lista dos maiores públicos do Brasileirão tem apenas quatro vitórias dos mandantes

Santos tem o maior público e o Corinthians ostenta a melhor média de pagantes do Brasileirão

Leia a notícia completa
Em 1995, porém, a campanha do Galo da Serra não foi nada boa na Série B. O clube mato-grossense terminou na modesta 22ª colocação de 24 clubes. Naquele ano, porém, não houve rebaixamento. O Barra do Garças realizou dez jogos com apenas duas vitórias, dois empates e seis derrotas, além de oito gols a favor e 17 contra.

Mas campanha ruim de um clube do Mato Grosso na Série B não é privilégio só do Barra do Garças. Na verdade, poucos clubes do Estado tiveram competência na segunda divisão. Para se ter uma ideia, o Operário, em 1992, terminou na lanterna. Naquela edição, a Série B contou com 32 clubes. O Operário realizou 14 jogos, venceu um, empatou dois e perdeu 11.

Ao todo, cinco clubes do Mato Grosso já disputaram a Série B. São eles: Barra do Garças (1994), Operário (1992), Dom Bosco, Mixto e União (1989), Mixto (1986), União (1985), União (1984), Mixto e Operário (1983), Mixto e Operário (1982), União (1981), Operário e União (1980), Mixto (1971).

O Mixto, que abriu caminho para os rivais mato-grossenses na divisão, ostenta as melhores campanhas. Em 1971, o Mixto conseguiu a 9ª melhor campanha da competição. Na época eram 23 clubes. O desempenho em 1983 melhorou com o 7º lugar, sendo que a Série B teve 48 clubes. Com o mesmo número de representantes, o clube de Cuiabá terminou na 6ª colocação em 1982 - melhor desempenho de um clube do Mato Grosso na Série B.

Atual...
Hoje, Cuiabá e Luverdense estão no caminho correto para conquistarem a classificação no Grupo A. A dupla aparece dentro do G4. O Cuiabá é o vice-líder com 17 pontos, mesma pontuação do Luverdense, 4º colocado. Os dois rivais estão a apenas três pontos do líder Sampaio Corrêa.

A campanha do Cuiabá conta com cinco vitórias (três em casa e duas fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e três derrotas (uma em casa e duas fora), além de 19 gols a favor e dez contra. No confronto diante do Luverdense, o Cuiabá empatou, por 1 a 1. O próximo desafio será contra o Treze, no próximo domingo, às 16 horas, no Estádio Presidente Vargas, em Campina Grande.

O Luverdense, por sua vez, enfrentará o Santa Cruz, também no domingo, às 17 horas, no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, pela 10ª rodada. Das cinco vitórias do LEC, quatro foram conquistadas em casa e uma fora. O clube ainda tem dois empates (um como mandante e outro como visitante) e três derrotas - todas fora de casa -, além de 15 gols a favor e dez contra.

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2021 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2021 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool