Domingo, 28 de Abril de 2024
 
Em 12 de junho de 2015 às 03:45

Chile estreia bem na esperança de encerrar jejum na Copa América

Em busca do primeiro título, Chile é o anfitrião da Copa América pela sétima vez

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Seleção Chilena estreou com o pé direito na Copa América. Em casa, o Chile bateu o Equador, por 2 a 0, na última quinta-feira, com gols de Vidal - de pênalti - e Vargas. Este é o primeiro passo para os chilenos encerrarem o incômodo jejum de nunca terem faturado o título do torneio em casa. Aliás, o Chile jamais foi campeão da Copa América.

 Em busca do primeiro título, Chile é o anfitrião da Copa América pela sétima vez!CONMEBOL / DivulgaçãoEm busca do primeiro título, Chile é o anfitrião da Copa América pela sétima vez!
Esta é a sétima vez que o Chile recebe a Copa América. Em 1920, a festa foi uruguaia, assim como em 1926. Há 89 anos, pelo menos, os chilenos ficaram com o 3º lugar. O mesmo aconteceu em 1941, mas naquela oportunidade, a Argentina se sagrou campeã. Em 1945 a história se repetiu com o título hermano e o 3º lugar dos chilenos.

Dez anos depois, o Chile voltou a sediar a Copa América e a Argentina voltou a dar a volta olímpica. Há 60 anos, a Seleção Chilena amargava o vice-campeonato. Por fim, em 1991, o Chile acabou no 3º lugar e, novamente, a Seleção da Argentina sorriu por último na Copa América.

A última seleção campeã em casa foi a Colômbia. Em 2001, os colombianos conquistaram o primeiro e único título no torneio. Para piorar a situação chilena, Peru, em 1939, e Bolívia, em 1963, estão na galeria de campeões diante da torcida na Copa América. Em 20 oportunidades, por sinal, o campeão festejou o título em casa.

O recordista é o Uruguai. Toda vez que os uruguaios sediaram a Copa América foram campeões. O mesmo aconteceu com o Brasil. Mas os brasileiros foram os anfitriões apenas em quatro oportunidades. Já a Argentina soma seis títulos em casa.

Em 2015...
A Seleção Brasileira está no Grupo C e terá pela frente Colômbia - eliminada pelos brasileiros na Copa do Mundo - e os sacos de pancadas da América do Sul, Peru e Venezuela. O anfitrião Chile aparece no Grupo A ao lado de Bolívia, Equador e do convidado México.

Já curtiu? Clubes da Série C lideram ranking de curtidas do Sr. Goool

Só Guarani e Botafogo-PB já superaram a marca de 100 curtidas no ranking do Sr. Goool

Leia a notícia completa
A Jamaica é outro país convidado que estará no torneio. Os jamaicanos estão no Grupo da Morte. O Grupo B tem Argentina, Paraguai e Uruguai. Após jogos dentro dos grupos, os dois melhores colocados de cada chave e os dois melhores terceiros colocados avançarão para o mata-mata. Em caso de empate nas quartas de final e semifinal, a decisão será nos pênaltis. Já na final haverá prorrogação e, se necessário, penalidades máximas.

Campeões!
O Uruguai é o atual campeão. O título em 2011 garantiu os uruguaios na liderança de conquistas (15). A Argentina ficou na 2ª colocação com 14 títulos. Apesar de ser o recordista de títulos na Copa do Mundo, o Brasil só tem oito conquistas na Copa América - sendo o último em 2007. Paraguai e Peru somam dois títulos, contra um de Colômbia e Bolívia.

Sob o nome de Campeonato Sul-americana, o torneio de seleções da América do Sul é disputado desde 1916. Em 1975, a competição passou a ser chamada de Copa América. Desde 1993, a CONMEBOL convida seleções de outras Confederações. México, Costa Rica, Honduras e EUA, da CONCACAF, além do Japão já participaram do torneio.

Confira as seleções que foram campeãs em casa na Copa América:

1917 (Uruguai)

1919 (Brasil)

1921 (Argentina)

1922 (Brasil)

1923 (Uruguai)

1924 (Uruguai)

1925 (Argentina)

1929 (Argentina)

1937 (Argentina)

1939 (Peru)

1942 (Uruguai)

1946 (Argentina)

1949 (Brasil)

1956 (Uruguai)

1959 (Argentina)

1963 (Bolívia)

1967 (Uruguai)

1989 (Brasil)

1995 (Uruguai)

2001 (Colômbia)

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool