Quinta-feira, 28 de Março de 2024
 
Em 15 de janeiro de 2022 às 00:01

Campeões estaduais não costumam se dar bem na Copa do Nordeste; Só três fizeram a dobradinha

Última vez que um campeão estadual também levantou o Nordestão foi na edição de 2019

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Bahia - Os Campeonatos Estaduais começam a colocar a bola para rolar em 2022, mas tais competições não falam a mesma língua da Copa do Nordeste. Desde que o torneio regional voltou em 2013, apenas três campeões estaduais também faturaram o título do Nordestão, segundo levantamento do Sr. Goool.

Em duas oportunidades, a dobradinha aconteceu em Pernambuco. O Sport ganhou seu 3º e, até aqui, último título na Copa do Nordeste em 2014, mesmo ano que faturou o Estadual Pernambucano. O título no Regional foi em cima do Ceará e encerrou jejum de 14 anos sem volta olímpica.

Dois anos depois, o Santa Cruz fez história. Campeão pernambucano, o Santinha faturou seu 1º e, até agora, único título no Nordestão. O Santa Cruz superou o Campinense, 1º vencedor da retomada do Regional. Já a última vez que isso aconteceu foi em 2019. O Fortaleza levou o Cearense e também ganhou a Copa do Nordeste pela 1ª vez ao bater o Botafogo.

 Fortaleza, em 2019, foi o último campeão estadual a levantar a Copa do Nordeste!Junot Lacet Filho / CBFFortaleza, em 2019, foi o último campeão estadual a levantar a Copa do Nordeste!
Campeões!
Vitória e Bahia são os recordistas de títulos com quatro troféus cada, um a mais do que o Sport. O Ceará, por sua vez, tem duas conquistas. Campinense, Fortaleza, Santa Cruz, América de Natal e Sampaio Corrêa, enquanto isso, somam uma volta olímpica cada.

Próximos três Estaduais a estrearem em 2022 terão Barcelona, Ríver e Boca

Sem falar que um deles ainda contará com Flamengo e Fluminense

Leia a notícia completa
Entre os estados, a Bahia segue na frente com oito troféus. Pernambuco acumula quatro, contra três do Ceará. Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão têm um título cada.

Regulamento:
Os 16 clubes - nove campeões estaduais, os vices de Bahia, Pernambuco e Ceará, além dos quatro classificados na Terceira Fase - serão divididos em dois grupos de oito clubes cada na Primeira Fase. Os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em jogos apenas de ida. Os quatro melhores colocados de cada chave avançarão às quartas de final (1ºAx4ºA e 2ºBx3ºB, e 1ºBx4ºB e 2ºAx3ºA).

No mata-mata, as quartas de final e semifinal serão em partida única. Em caso de igualdade de pontos, a decisão serão nos pênaltis. Na final a disputa será de ida e volta. Em caso de empate no saldo de gols, pênaltis.

O campeão da Copa do Nordeste terá vaga assegurada na Terceira Fase da Copa do Brasil.

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool