São Paulo - Muitos clubes têm aproveitado as diferentes oportunidades de gerar novas formas de monetização e de engajamento com suas torcidas. Um grande destaque tem sido a criação de serviços de assinatura próprios. Seu clube do coração já fez isso? Falaremos um pouco sobre o assunto.
Para quem gosta de futebol, tem sido um desafio assistir aos jogos do seu time favorito. Afinal de contas, dependendo do campeonato, a partida pode estar passando em uma plataforma diferente, inclusive, no serviço de assinatura do clube.
Esta grande quantidade de assinaturas que os torcedores precisam fazer pode causar uma grande fadiga, sabia? Segundo uma pesquisa feita pela ExpressVPN, 40% das pessoas que responderam a pesquisa constataram que se sentem sobrecarregadas por conta da quantidade de assinaturas digitais que precisam fazer o gerenciamento.
A influência das assinaturas no comportamento do torcedor
Além do impacto financeiro, outro aspecto relevante das assinaturas é como elas moldam o comportamento do torcedor. Muitos adeptos do futebol acabam escolhendo quais competições ou times acompanhar com base na facilidade de acesso às transmissões.
Grande maioria dos Estaduais, no entanto, não utiliza o VAR
Leia a notícia completaPor outro lado, as assinaturas também incentivam um maior envolvimento dos torcedores com seus clubes. A oferta de conteúdos exclusivos, como documentários e acesso a jogos históricos, enriquece a experiência, trazendo à tona um lado emocional que transcende os 90 minutos de jogo.
Vale a pena os clubes de futebol dividirem a transmissão dos jogos?
Uma mudança no comportamento do futebol que dificilmente veremos voltar ao que era antes: um único canal de televisão exibindo todos os campeonatos. A tendência é especialmente relevante em um contexto em que o futebol está se tornando cada vez mais digital, principalmente, quando o assunto são as transmissões de partidas.
Porém, o que deveria ser um facilitador, já que tira um pouco o monopólio, acaba sendo um pouco mais difícil para torcedores que precisam administrar diversas assinaturas.
Além disso, outro tipo de assinatura tem tomado conta do futebol, o de sócio torcedor. Se tornar um sócio pode, inclusive, dar entradas grátis, dependendo do valor pago por mês.
Assinatura é o futuro no futebol
De acordo com o estudo, o streaming é uma das assinaturas digitais mais usadas. Mas podemos dizer que também existem muitas pessoas que pagam todo mês dinheiro para o seu clube, não esqueça de assinatura.
Para ter uma ideia, o Benfica é o time de Portugal que mais têm sócios, com 300 mil torcedores. O primeiro, no mundo, é o Real Madrid, que tem 350 mil.
Com o crescimento da quantidade de streaming, é automático que tenhamos uma migração do futebol na TV linear para os serviços de assinatura.
De acordo com dados da Eurostat, mais da metade dos portugueses usaram a internet para ver o seu programa favorito. Porém, segundo um estudo, os britânicos são os que mais gastam dinheiro com assinaturas digitais, média de 38,90 euros por mês.
Como funcionam as TVs dos clubes
Dois grandes clubes da Espanha, Barcelona e Real Madrid, que possuem grandes torcidas pelo mundo, têm suas próprias plataformas de streaming e ainda oferecem conteúdo exclusivo.
O Barcelona, por exemplo, tem uma plataforma que se chama Barça One, que é uma evolução da Barça TV+. Lá, os torcedores podem ter acesso a vídeos, entrevistas e até transmissões ao vivo de treinos e jogos. O clube oferece uma opção gratuita, porém, contém anúncios. Caso o torcedor seja sócio, terá acesso ao plano pago sem nenhum custo adicional.
Outro exemplo, é o Benfica, que também tem uma TV própria e é o primeiro clube português a ter um canal de televisão. Com uma programação diária de 24 horas, os torcedores podem assistir aos jogos do clube, ter acesso às reportagens especiais e ficar de olho nas últimas informações sobre o clube. Os interessados deverão fazer uma assinatura.
Uma abordagem mais inclusiva
Além de facilitar o acesso às partidas, os clubes têm a oportunidade de usar suas plataformas para promover iniciativas que engajem torcedores de diferentes faixas etárias e condições financeiras. Oferecer planos mais acessíveis, transmissões de jogos para regiões menos favorecidas ou até conteúdos educativos sobre futebol pode ajudar a aproximar ainda mais o esporte de seus fãs.
Por fim, a digitalização do futebol por meio de assinaturas está transformando o modo como o esporte é consumido. Cabe aos clubes e plataformas encontrar um equilíbrio entre inovação, acessibilidade e a preservação da conexão única entre torcedores e seus times.
E você, o que acha dessa tendência? Compartilhe suas ideias sobre como as assinaturas podem melhorar a experiência de assistir futebol sem perder a essência que une as torcidas!