Portal Eventos
Carioca Série B1
Em 21 de março de 2018 às 16:33

Barcelona, Santa Cruz, Sampaio Corrêa... Cariocão Série B1 terá xarás para todos os gostos

Sr. Goool acompanhará Estadual e já conta com tabela, regulamento e simulador de jogos

da Redação -

Rio de Janeiro - O Campeonato Carioca Série B1 terá início em 19 de maio com 20 clubes. O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes da edição 2018. E o torcedor internauta precisará ficar ligado para não confundir alguns clubes. Afinal, terá xarás para todos os gostos. O mais chamativo é o Barcelona. Esqueça o catalão de Messi e cia.. O Barcelona Esporte Clube foi fundado em 5 de dezembro de 1999. Apelidado de Barça Carioca, o clube do Rio de Janeiro tem um cachorro como mascote.

O escudo do Barcelona lembra muito o xará espanhol em seu formato. Mas o Barça Carioca ostenta mudanças em seu símbolo com a palavra "Rio" e a bandeira do Brasil. A estreia do Barcelona será contra o Gonçalense. Também pelo Grupo A há outro xará. Trata-se do Santa Cruz, não o conhecido pernambucano e de torcida apaixonada.

Apesar do nome idêntico, Santa Cruz Futebol Clube, o representante da Cidade Maravilhosa tem um escudo próprio, na cor amarela, com uma cruz vermelha. Sem falar que o apelido do Santa Cruz carioca é Carcará, o mesmo do Salgueiro, rival do Santinha pernambucano. Fundado em 2007, o Santa Cruz iniciará sua caminhada no Cariocão B1 diante do Americano.

Já a estreia do Sampaio Corrêa será ante o Artsul. Calma! O clube maranhense não trocou de sede. O Sampaio Corrêa Futebol e Esporte só tem o primeiro nome parecido ao do Bolívia. O escudo é diferente, assim como o apelido do Galinho da Serra. O clube de Saquarema foi fundado em fevereiro de 2006. Mas há também clubes tradicionais nesta temporada na divisão de acesso do Cariocão.

 Escudo do Barcelona, do Rio de Janeiro, até tem a mesma estrutura do espanhol, já os outros dois xarás, não!Sr. GooolEscudo do Barcelona, do Rio de Janeiro, até tem a mesma estrutura do espanhol, já os outros dois xarás, não!
Tradição!
Prova disso é o América, fundado em 1904 e de volta à Série B1 após ter sido rebaixado ao lado do Bonsucesso. Friburguense, Duque de Caxias e Olaria são outros clubes conhecidos que estarão na competição. Dos 20 clubes, dois conquistarão o acesso e três serão rebaixados. A final está marcada para 29 de setembro.

A Série B1 não irá parar durante a Copa do Mundo que começará em 14 de junho. A Seleção Brasileira estreará em 17 de junho e a divisão de acesso do Cariocão terá rodada neste mesmo fim de semana (7ª da Taça Santos Dumont). Já a 2ª rodada da Taça Corcovado (2º turno) acontecerá durante a final do Mundial da Rússia.

O Grupo A terá América, Americano, Angra dos Reis, Artsul, Barcelona, Barra da Tijuca, Gonçalense, Santa Cruz, Serra Macaense e Sampaio Corrêa, enquanto o Grupo B contará com Audax Rio, Itaboraí, Duque de Caxias, Bonsucesso, Carapebus, Friburguense, Olaria, São Gonçalo, Serrano e Tigres do Brasil.

Regulamento:
Os 20 clubes do Cariocão Série B1 serão divididos em dois grupos com dez participantes cada. Na Taça Santos Dumont (1º turno), os clubes enfrentarão os rivais do próprio grupo em turno único. Os dois melhores colocados de cada grupo estarão nas semifinais (1ºA x 2ºB e 1ºB x 2ºA). Os confrontos serão em partida única e os líderes dos grupos terão a vantagem de jogar em casa e do empate. Na final, o mando de campo será sorteado e, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

Na Taça Corcovado (2º turno), os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em turno único. Os dois melhores colocados de cada grupo estarão nas semifinais (1ºA x 2ºB e 1ºB x 2ºA). Os confrontos serão em partida única e os líderes dos grupos terão a vantagem de jogar em casa e do empate. Na final, o mando de campo será sorteado e, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

Os campeões da Taça Santos Dumont e da Taça Corcovado, além dos dois melhores colocados na somatória da fase de grupos dos dois turnos, estarão classificados para as semifinais da Série B1. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, as semifinais terão o campeão, assim como os três melhores por ordem da classificação geral (2º, 3º e 4º lugares).

As semifinais da Série B1 terão jogos de ida e volta (1º x 4º e 2º x 3º). Os dois melhores colocados decidirão em casa e terão a vantagem do empate. Na final, o dono da melhor campanha poderá decidir em casa, mas se houver igualdades, a decisão será nos pênaltis. Campeão e vice conquistarão o acesso para a elite do Cariocão. Já os três últimos colocados na somatória dos Grupos A e B (Taça Santos Dumont e Corcovado) serão rebaixados.