Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 19 de fevereiro de 2017 às 01:39

Mato Grosso e Tocantins colocaram 100% dos seus clubes na Segunda Fase da Copa do Brasil

Enquanto isso, oito estados já não têm mais representantes no torneio nacional em 2017

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Mato Grosso - Mato Grosso e Tocantins estão longe de ser potências no futebol nacional, mas ainda assim colocaram 100% dos seus clubes na Segunda Fase da Copa do Brasil, segundo levantamento do Sr. Goool. Cuiabá, Luverdense e Sinop avançaram com a bandeira mato-grossense, enquanto o Gurupi manteve os tocantinenses vivos no torneio.

O Cuiabá, mesmo tendo a vantagem do empate por ser visitante, garantiu a classificação com vitória sobre o Rondoniense, por 2 a 0. O Luverdense também triunfou. O LEC passou pela URT, por 2 a 1, em Patos de Minas. Já o Sinop, como era mandante, tinha a obrigação de vencer, e venceu o Salgueiro, por 1 a 0.

 Luverdense venceu URT fora de casa e garantiu presença na Segunda Fase da Copa do Brasil!Luverdense / Site OficialLuverdense venceu URT fora de casa e garantiu presença na Segunda Fase da Copa do Brasil!
Se o Sinop eliminou um clube da Série C, o Gurupi conseguiu passar por um representante da Série B. Em casa, o clube tocantinense superou o Londrina, por 2 a 1. O Paraná, aliás, só não está no time dos estados perfeitos justamente por causa do Londrina. Coritiba, Paraná e PSTC Procopense garantiram os paranaenses na Segunda Fase.

Assim como Mato Grosso e Paraná, Rio de Janeiro (Vasco, Boavista e Fluminense) e Minas Gerais (Boa Esporte, América Mineiro e Cruzeiro) colocaram três clubes cada na Segunda Fase. Santa Catarina, por sua vez, garantiu quatro representantes (Avaí, Joinville, Criciúma e Brusque). Já São Paulo seguirá sendo a maioria. São sete paulistas na próxima etapa da Copa do Brasil (Ponte Preta, Osasco Audax, Corinthians, São Paulo, Bragantino, Oeste e Portuguesa).

Eliminação em massa!
O estado de São Paulo também está no time daqueles que mais perderam clubes. São Bento, Ferroviária e Santo André ficaram pelo caminho. O Rio Grande do Sul teve que se despedir de Juventude, Ypiranga e São José. Só restou o Internacional entre os gaúchos. Já os cearenses ficaram sem Ceará, Uniclinic e Fortaleza. O Ceará, aliás, perdeu seus dois grandes clubes. Apenas o Guarani representará o estado na Segunda Fase.

Pior que esta turma só Paraíba, Distrito Federal, Sergipe, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e Espírito Santo que não têm mais representantes no torneio nacional. Os quatro primeiros estados perderam dois clubes, enquanto os últimos quatro estados ficaram sem o único representante na Copa do Brasil. Ao todo, 25 estados perderam clubes na Primeira Fase da Copa do Brasil. Já 19 estados terão clubes na Segunda Fase do torneio nacional.

A Segunda Fase da Copa do Brasil será disputada entre 22 de fevereiro e 1º de março. Esta etapa também será definida em jogo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. Os mandos de campo foram decididos por sorteio.

O Sr. Goool é o único site que acompanha a Copa do Brasil com tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, simulador de jogos e estatísticas. Valorize o trabalho do Sr. Goool. Divulgue! Compartilhe nossas ferramentas. E se você tiver site ou blog, tenha todas as ferramentas através do Plugin Sr. Goool! Saiba mais aqui!

Campeões!

O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, o Grêmio assumiu a liderança com cinco conquistas. O Cruzeiro estacionou nos quatro títulos, um a mais do que Flamengo, Corinthians e Palmeiras. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.

Regulamento:
A Copa do Brasil foi novamente inchada em 2017 e será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. A partir da Terceira Fase e até a semifinal, em caso de empate na pontuação, os critérios de desempate serão maior saldo de gols, maior número de gols pró no campo adversário e pênaltis.

Na final, gol fora de casa não fará diferença. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.

Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores (Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético Mineiro, Botafogo, Atlético Paranaense, Chapecoense e Grêmio), o campeão da Copa do Nordeste (Santa Cruz), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Atlético Goianiense).

O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Copa Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.

Confira os clubes classificados e eliminados na Primeira Fase da Copa do Brasil:

CLASSIFICADOS

SP - Ponte Preta, Osasco Audax, Corinthians, São Paulo, Bragantino, Oeste e Portuguesa;
SC - Avaí, Joinville, Criciúma e Brusque;
MT - Cuiabá, Luverdense e Sinop;
PR - Coritiba, Paraná e PSTC Procopense;
MG - Boa Esporte, América Mineiro e Cruzeiro;
RJ - Vasco, Boavista e Fluminense;
AL - Murici e ASA;
BA - Vitória e Bahia;
PA - São Francisco e São Raimundo;
GO - Goiás, Vila Nova;
PI - Altos;
TO - Gurupi;
MS - Sete de Setembro;
PE - Sport;
MA - Sampaio Corrêa;
RN - ABC;
RS - Internacional;
CE - Guarani;
AC - Rio Branco;

ELIMINADOS

RS - Juventude, Ypiranga e São José;
SP - São Bento, Ferroviária e Santo André;
CE - Ceará, Uniclinic e Fortaleza;
PB - Campinense e Botafogo;
DF - Luziânia e Ceilândia;
RN - América de Natal e Globo;
AL - CRB e CSA;
MG - Caldense e URT;
RJ - Friburguense e Volta Redonda;
SE - Itabaiana e Sergipe;
AM - Princesa do Solimões e Fast Clube;
PE - Náutico e Salgueiro;
BA - Vitória da Conquista;
RR - São Raimundo;
PR - Londrina;
RO - Rondoniense;
PI - Ríver;
AC - Atlético Acreano;
AP - Santos;
MA - Moto Club;
ES - Desportiva Ferroviária;
GO - Anápolis;
MS - Comercial;
SC - Figueirense;
PA - Remo.