Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 30 de novembro de 2015 às 00:00

Última rodada do Brasileirão definirá vice-campeão, vaga do G4 e três rebaixados

São nove clubes em disputa: dois atrás do vice, dois em busca da Libertadores e cinco contra a degola

da Redação -

São Paulo - A edição 2015 do Campeonato Brasileiro da Série A já tem seu campeão. O Corinthians não deu chances para os rivais e conquistou o título com três rodadas de antecedência. Mas o Brasileirão ainda tem muito a definir. No próximo domingo, pela 38ª e última rodada, a elite nacional conhecerá o vice-campeão, o último clube classificado à Libertadores e três rebaixados. (Clique na imagem abaixo e simule os jogos da última rodada do Brasileirão!)

Atlético Mineiro e Grêmio decidirão o vice-campeonato. O Galo, apesar da derrota para o Tricolor no último final de semana, segue em 2º lugar com 66 pontos e só depende de suas forças. O clube mineiro enfrentará a Chapecoense diante do seu torcedor. Em caso de empate ou derrota, o Atlético terá que torcer por um tropeço do Grêmio.

O clube gaúcho ocupa a 3ª colocação com 65 pontos. Por conta do número de vitórias (20 a 19), só o triunfo interessa ao Tricolor. O Grêmio precisará vencer o lanterna e rebaixado Joinville, fora de casa, e ainda torcer por um tropeço do Galo para ser vice-campeão brasileiro. Enquanto o vice receberá R$ 6,3 milhões, o 3º colocado ficará com "apenas" R$ 4,3 milhões.

Libertadores!
Já a disputa pela última vaga da Libertadores está restrita a São Paulo e Internacional. O Tricolor paulista só depende de suas forças. Na 4ª posição com 59 pontos, o São Paulo enfrentará o Goiás, que luta contra o descenso, fora de casa. Em caso de empate ou derrota, o clube paulista precisará de um tropeço do Inter. Se o São Paulo empatar, o Inter até pode vencer, mas não por goleada. Hoje, a diferença no saldo de gols favorece o Tricolor por 5 a -1.

Com 57 pontos, na 3ª posição, o Internacional só terá chances de se classificar à Libertadores se passar pelo Cruzeiro no Beira-Rio. Além da vitória, o Inter precisará de uma derrota do São Paulo. Caso o rival empate e o Inter vença, os gaúchos ainda terão que tirar a diferença no saldo de gols.

Rebaixamento!
A briga contra o rebaixamento, por outro lado, está bem mais aberta. Até aqui, só o lanterna Joinville foi rebaixado. Coritiba, Avaí, Figueirense, Vasco e Goiás tentarão evitar a queda. São cinco clubes para três vagas do descenso. A posição mais cômoda é do Coxa. No 15º lugar com 43 pontos, o Coritiba só necessita de um empate, em casa, contra o Vasco para seguir na Série A. Até mesmo em caso de derrota, o Coxa deverá seguir na elite. Hoje, o saldo de gols dos paranaenses é negativo em 11 tentos, mas o Vasco está no vermelho em 26 tentos.

Outro clube que depende apenas de suas forças é o Avaí. O problema é que o clube catarinense irá desafiar o campeão Corinthians e em São Paulo. O Avaí aparece no 16º lugar com 41 pontos. Se o Leão tropeçar, terá que secar Figueirense, Vasco e Goiás. O rival Figueirense, por sinal, abre a zona de rebaixamento com 40 pontos.

O Figueira irá receber o Fluminense em Florianópolis. Só a vitória interessa aos catarinenses. Além de vencer, o Figueirense terá que torcer por uma derrota do Coritiba ou um tropeço do Avaí. Neste cenário, o Figueirense ainda precisará se manter a frente do Vasco no saldo de gols (- 15 a - 26).

 Vasco venceu o Santos e ainda sonha, mas terá que vencer na última rodada e secar mais dois rivais!Paulo Fernandes / VascoVasco venceu o Santos e ainda sonha, mas terá que vencer na última rodada e secar mais dois rivais!
Antepenúltimo colocado com 40 pontos, o Vasco também só seguirá sonhando se vencer o Coritiba. Além de triunfar, o Gigante da Colina precisará de tropeços de Avaí e Figueirense. Ou se um destes clubes vencer, o Vasco terá que golear o Coxa por, pelo menos, oito gols de diferença.

Se a situação do Vasco já não é boa, a do Goiás é ainda pior. Só um milagre livrará o Esmeraldino da queda. Os goianos estão na penúltima colocação com 38 pontos. O Goiás precisará vencer o São Paulo em casa, além de torcer por tropeços de Vasco e Figueirense, e também de uma derrota Avaí. Só este cenário livrará o Goiás da queda.