Portal Eventos
Notícias
Em 10 de setembro de 2014 às 18:52

Copa do Nordeste de 97 foi todinha em mata-mata e teve Ba-Vi na final

Vitória foi campeão da Copa do Nordeste de 1997 ao superar o rival Bahia na decisão

da Redação -

Bahia - A segunda edição da Copa do Nordeste aconteceu apenas três anos após a estreia do torneio. Em 1997, a Copa do Nordeste foi disputada em mata-mata a partir das oitavas de final. Em caso de igualdade, a decisão seria nos pênaltis. Nos próximos dias, aliás, o Sr. Goool apresentará tabelas, classificação, regulamento e estatísticas da Copa do Nordeste entre 1994 e 2010. (Clique na imagem abaixo e tenha todas as estatísticas da Copa do Nordeste de 1997!)

O Vitória foi campeão da Copa do Nordeste de 1997 ao superar o rival Bahia na decisão. Em oito jogos pelo torneio regional, o Leão rubro-negro obteve seis triunfos, um empate e só uma derrota, além de 20 gols a favor (melhor ataque) e 12 contra. Nildo, do Ceará, foi o artilheiro da competição com seis gols. Já o Sport foi o responsável pela maior goleada do torneio - 4 a 0 em cima do ABC.

A Edição de 1997 da Copa do Nordeste contou com a presença de 16 clubes. Ao todo, foram realizados 30 jogos e aconteceram 86 gols, sendo 45 dos mandantes e 41 dos visitantes. Média de 2,87 tentos por partida.

Em 1997, ao contrário de 1994, o empate com gols valia apenas um ponto. Na primeira edição da Copa do Nordeste, empate com gols dava aos clubes dois pontos. Já empate sem gols, contabilizava um ponto aos rivais.

Próxima...
A Copa do Nordeste 2015 será disputa entre 4 de fevereiro a 29 de abril. O regulamento da próxima edição sofreu alteração. Os 20 clubes serão separados em cinco grupos com quatro representantes cada. O campeão de cada grupo e os três melhores segundos colocados se classificarão para as quartas de final.

No sorteio de 18 de setembro, os 20 clubes serão separados em quatro potes. O pote A terá Vitória-BA, Bahia-BA, Náutico-PE, Ceará-CE e Sport-PE. Fortaleza-CE, América de Natal-RN, Salgueiro-PE, CRB-AL e Sampaio Corrêa-MA estarão no pote B.

Já o pote C contará com Campinense-PB, Botafogo-PB, Confiança-SE, Coruripe-AL e Moto Club-MA. Por fim, Globo-RN, Piauí-PI, River-PI, Serrano-BA e Socorrense-SE estarão no pote D. Esta será a primeira vez em que o torneio regional contará com a participação de clubes maranhenses e piauienses.

 Maior campeão da Copa do Nordeste, Vitória faturou seu primeiro titulo em 1997 diante do rival Bahia!
Campeões!
O Vitória, com quatro títulos, é o maior campeão da Copa do Nordeste. Atual vencedor, o Sport aparece com três conquistas, uma a mais do que o Bahia. Enquanto isso, Campinense e América de Natal somam um título cada. Em relação aos Estados, a Bahia ostenta seis conquistas, contra três de Pernambuco. Paraíba e Rio Grande do Norte têm um título cada.