Sábado, 27 de Abril de 2024
 
Em 29 de setembro de 2014 às 20:54

São Caetano repete três rivais e cai da Série B para a Série D em apenas dois anos

Sem falar que, pelo quarto ano seguido, o Estado de São Paulo tem um clube rebaixado na Série C

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O São Caetano está rebaixado para a última divisão nacional. O clube paulista se junta a Duque de Caxias e CRAC, também degolados na Série C do Campeonato Brasileiro. O Azulão ainda fez pior ao colher seu segundo rebaixamento em dois anos. Em 2013, o São Caetano amargou o descenso na Série B e, agora, cai para a Série D. (Confira a página exclusiva do São Caetano no Sr. Goool!)

O rebaixamento para a Série D foi confirmado nesta segunda-feira com a vitória do Guarani, por 1 a 0, sobre o Caxias, em pleno Rio Grande do Sul. O Bugre chegou aos 23 pontos e o São Caetano, com apenas mais um jogo a realizar, só pode alcançar a marca de 21 pontos. O clube do ABC ocupa a penúltima colocação com 18 pontos - cinco vitórias, três empates e nove derrotas.

Se voltarmos mais um pouco no tempo, poderemos observar que a queda do Auzlão foi vertiginosa. O São Caetano foi vice-campeão brasileiro em 2000 e 2001. O clube ainda conquistou colocações honrosas nas edições seguintes. Mas com os pontos corridos tudo mudou. Aos poucos, o clube paulista passou a lutar contra o rebaixamento na elite.

A degola foi confirmada, em 2006, com o penúltimo lugar. Na Série B, o São Caetano não passou de coadjuvante nas sete temporadas em que ficou no segundo escalou. A melhor posição do Azulão na Série B foi o 5º lugar em 2012. No ano seguinte, o clube não teve forças e foi rebaixado ao lado de ASA, Paysandu e Guaratinguetá.

A adaptação na Série C não foi nada fácil. Desde o início, o clube paulista deu mostras que brigaria contra o descenso. O São Caetano esteve na zona de rebaixamento do Grupo B pela primeira vez na 5ª rodada. O Azulão chegou a sair da degola na 12ª rodada, mas voltou para a zona do medo na rodada seguinte e não saiu mais até confirmar a queda.

Atlético Paranaense quintuplica seu público no Brasileirão com a Arena da Baixada

Se levado em conta só os jogos na Arena da Baixada, Furacão estaria no 7º lugar do ranking de público

Leia a notícia completa
Pelo quarto ano seguido, o Estado de São Paulo tem um clube rebaixado na Série C. A rodada de quedas começou com o Marília, em 2011. O Santo André, rival do São Caetano, caiu em 2012, e o Grêmio Barueri foi degolado na temporada passada. São Paulo é o Estado com o maior número de rebaixamentos desde que a Série C adotou a fórmula de disputa com 20 clubes, em 2009.

No time...
Mas o São Caetano não foi o primeiro clube a ter uma queda vertiginosa da Série B para a Série D em apenas dois anos. Desde 2009, quando o futebol brasileiro passou a ter quatro divisões nacionais, sempre há um clube que amarga uma queda dupla como o clube do Grande ABC.

O Juventude, por exemplo, desceu na Série B em 2009 e, no ano seguinte, já estava na Série D. O Salgueiro foi o "premiado" em 2011, quando caiu na Série B. Não satisfeito, o clube pernambucano ainda foi rebaixado na Série C de 2012. Por fim, o Grêmio Barueri caiu da Série B em 2012 e foi rebaixado na Série C em 2013. Qual será o próximo clube a não se planejar e não conseguir se levantar?

Confira os clubes rebaixados na Série C do Brasileirão:

2009 (Sampaio Corrêa-MA, Confiança-SE, Mixto-MT e Marcílio Dias-SC)

2010 (São Raimundo-PA, Alecrim-RN, Gama-DF e Juventude-RS)

2011 (Araguaína-TO, Campinense-PB, Marília-SP e Brasil-RS)

2012 (Salgueiro-PE, Guarany-CE, Santo André-SP e Tupi-MG)

2013 (Brasiliense-DF, Baraúnas-RN, Rio Branco-AC, Betim-MG e Grêmio Barueri-SP)

2014 (Duque de Caxias-RJ, CRAC-GO e São Caetano-SP)

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool