Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
 
Em 30 de julho de 2014 às 00:00 - Atualizado em 30 de julho de 2014 às 00:05

Nacional teve a pior campanha da fase de grupos, mas chegou à final da Libertadores

Nacional se classificou em último, mas garantiu vaga na decisão ao superar o Defensor Sporting

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Nacional não fez história apenas ao conquistar a inédita vaga para a final da Libertadores. Nesta terça-feira, o Naça carimbou o passaporte mesmo com a derrota, por 1 a 0, para o Defensor Sporting, no Uruguai. Assim, o clube paraguaio se tornou o primeiro, de 2005 para cá, a alcançar a decisão com a pior campanha entre os classificados para o mata-mata. Na Segunda Fase, o Nacional teve a 16ª e última campanha entre aqueles que carimbaram o passaporte. Jamais o pior time da fase de grupos teve tanta desenvoltura no torneio mais importante da América do Sul. (Confira a página exclusiva do Nacional no Sr. Goool!)

A campanha do Tricolor na Segunda Fase teve duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Aproveitamento de 44,4%. O Nacional ainda anotou oito gols e sofreu dez. O clube paraguaio estava no Grupo 4 ao lado do Atlético Mineiro, até aqui, atual campeão da Libertadores. Mas a partir das oitavas-de-final, o Nacional Querido - como o clube é conhecido por seus torcedores - cresceu e se impôs.

 Nacional chega pela primeira vez à final da Libertadores e com a pior campanha da fase de grupos!
A tática ao longo do mata-mata foi a mesma, vencer em casa e garantir a classificação no território rival. O Vélez Sarsfield, por exemplo, somou 15 pontos na fase de grupos. Mas o melhor clube da Segunda Fase sucumbiu diante do Nacional e em plena Argentina. Outro clube hermano que foi eliminado pelo Nacional foi o Arsenal. Se diante do Vélez a classificação veio com 1 a 0 e 2 a 2, contra o Arsenal bastou 1 a 0 e 0 a 0.

Nas semifinais, o Nacional mudou um item da receita. O clube paraguaio fez um placar maior na primeira partida diante da torcida. O Tricolor derrotou o Defensor Sporting, por 2 a 0. No Uruguai, a classificação foi obtida mesmo com derrota, por 1 a 0. Agora, o clube espera pelo vencedor entre San Lorenzo e Bolívar. No jogo de ida, os argentinos golearam, por 5 a 0. O duelo de volta, na Bolívia, será nesta quarta-feira.

Não tão longe!
A façanha do Nacional, porém, é raridade. O máximo que o pior clube da fase de grupos havia chegado era as quartas-de-final com Flamengo e Once Caldas, da Colômbia. Em 2010, o clube carioca superou o Corinthians nas oitavas-de-final, mas na fase seguinte esbarrou no Universidad de Chile. O algoz do Once Caldas, após eliminar o Cruzeiro, foi o Santos.

Todos os outros clubes que terminaram com a pior campanha na fase de grupos não passaram das oitavas-de-final. O Sr. Goool levou em conta as edições de 2005 para cá, quando a Libertadores adotou a atual fórmula de disputa. No primeiro ano do novo regulamento, a LDU caiu diante do River Plate.

Central supera Porto e tem o melhor público da Série D do Brasileirão

Nordestinos, os dois clubes são da cidade de Caruaru e do estado de Pernambuco

Leia a notícia completa
O algoz do Newell's Old Boys, em 2006, foi o também argentino Vélez Sársfield. Já o Santos eliminou o Caracas, pior clube de 2007. Na temporada seguinte, o Atlético Nacional foi despachado pelo Fluminense, enquanto o San Martín perdeu para o Grêmio nas oitavas-de-final.

Se nas temporadas acima, os brasileiros foram os algozes, em 2012 e 2013, os clubes do Brasil também viraram vítimas, uma vez que foram eliminados por rivais do próprio país. O Internacional foi eliminado, em 2012, pelo Fluminense. Enquanto isso, o São Paulo caiu diante do Atlético Mineiro, que seria campeão em 2013.

Campeões!
A Argentina, com 22 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Atlético Mineiro - atual campeão -, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Confira o desempenho dos piores classificados na fase de grupos da Libertadores:

2005
LDU-EQU (oitavas-de-final)

2006
Newell's Old Boys-ARG (oitavas-de-final)

2007
Caracas-VEN (oitavas-de-final)

2008
Atlético Nacional-COL (oitavas-de-final)

2009
San Martín-PER (oitavas-de-final)

2010
Flamengo (quartas-de-final)

2011
Once Caldas-COL (quartas-de-final)

2012
Internacional (oitavas-de-final)

2013
São Paulo (oitavas-de-final)

2014
Nacional-PAR (final)

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool