Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
 
Em 10 de janeiro de 2014 às 18:25

Mesmo com 20 clubes, Paulistão não tem um novo campeão há nove anos

São Caetano foi o último clube a surpreender os rivais do estado e dar a volta olímpica

da Redação -

São Paulo - O Campeonato Paulista é o Estadual com o maior número de participantes (20). Ainda assim, a competição tem sido sem graça e vencida sempre pelos mesmos clubes - os quatro chamados grandes (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo). Há nove anos, o Estadual de São Paulo não conta com um novo campeão.

Edição 2014 do Campeonato Potiguar terá 70% dos campeões em campo

Apenas Globo, Palmeira e Santa Cruz jamais deram volta olímpica na competição

Leia a notícia completa
Em 2004, o São Caetano surpreendeu todos. Aliás, a final foi uma grande surpresa. De um lado, o Azulão e de outro, o Paulista. O clube do ABC, que havia eliminado o Santos na semifinal, venceu a primeira partida (3 a 1) e a segunda (2 a 0). Os dois duelos foram realizados no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Mas depois de 2004, a monotonia voltou a tomar conta da competição. Os grandes assumiram o protagonismo. São Paulo (2005) e Palmeiras (2008) levaram uma edição cada do Estadual. Atual campeão, o Corinthians ainda faturou o título - de forma inédito e com Ronaldo Fenômeno em campo -, em 2009. Já o Santos foi o grande vencedor nestes nove anos com os títulos de 2006, 2007, 2010, 2011 e 2012.

Dos 20 clubes que disputarão a Edição 2014 do Campeonato Paulista, apenas sete já levaram o caneco. Além de Corinthians, Palmeiras, Santos, São Caetano e São Paulo, o título também ficou com Portuguesa (1935, 1936 e 1973), Bragantino (1990) e Ituano (2002).

Em 2002, os principais clubes do estado disputaram o Torneio Rio-São Paulo e o Ituano conquistou o Estadual. A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda realizou o Supercampeonato Paulista - ganho pelo São Paulo -, mas a entidade considera o Galo de Itu o grande campeão de 2002. Dos campeões ainda em atividade, a Internacional de Limeira faturou o título em 1986.

 Corinthians, agora, com Mano Menezes, será o time a ser batido no Paulistão 2014!
Entre os vencedores, o Corinthians ostenta 27 conquistas. O Palmeiras aparece com 22 títulos, contra 21 do São Paulo e 20 do Santos. A FPF considera o título de 1931 ganho pelo São Paulo. Naquela época, a competição foi organizada pela APEA e o vencedor foi o São Paulo da Floresta que daria origem ao Tricolor do Morumbi.

O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.

Regulamento:
Os 20 clubes foram divididos em quatro grupos com cinco clubes cada. Os clubes enfrentarão apenas os rivais dos outros grupos em 15 jogos. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão para a próxima fase. Por outro lado, os quatro piores na classificação geral serão rebaixados. As quartas-de-final e a semifinal serão disputadas em jogo único. Apenas a decisão terá jogos de ida e volta.

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool