Sábado, 27 de Abril de 2024
 
Em 23 de dezembro de 2016 às 00:00

Grandes clubes brasileiros aposentam velha guarda e apostam em técnicos da nova geração

Fábio Carille e Rogério Ceni começarão a carreira de técnico em dois grandes paulistas em 2017

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Os clubes brasileiros, depois de muito tempo, deram um fim na interminável ciranda dos mesmos treinadores. Não por acaso, a maioria dos chamados grandes clubes resolveu aposentar a velha guarda e dar uma chance aos técnicos da nova geração. O Corinthians foi o último a seguir esta tendência ao anunciar a efetivação de Fábio Carille, pupilo de Tite.

"Sempre deixei clara a minha vontade de ser treinador. Esse dia chegaria. Chegou. O torcedor pode esperar uma equipe organizada e com muita entrega. As linhas muito organizadas, compactadas. É uma linha de trabalho muito parecida com a do Tite", disse - em entrevista coletiva - o técnico corintiano que pendurou as chuteiras em 2007 para trabalhar com auxiliar no Grêmio Barueri.

 Fábio Carille foi efetivado e terá a missão de comandar o Corinthians na temporada 2017!Daniel Augusto Jr. / CorinthiansFábio Carille foi efetivado e terá a missão de comandar o Corinthians na temporada 2017!
Fábio Carille começará a carreira de treinador em um "top de linha", expressão usada por Emerson Leão ao comentar a contratação de Rogério Ceni pelo São Paulo. O ex-goleiro também terá sua primeira oportunidade na nova profissão em um grande paulista. Natural de Pato Branco, no Paraná, Rogério Ceni tem 43 anos, a mesma idade de Carille, nascido em São Paulo.

Apostaram e aprovaram!
A dupla paulista segue os passos de dois cariocas. Botafogo e Flamengo apostaram e aprovaram seus jovens treinadores. Jair Ventura, com apenas 37 anos, garantiu o Glorioso na Libertadores. Zé Ricardo, com 45 anos, brigou pelo título do Campeonato Brasileiro da Série A e ainda colocou o Flamengo na fase de grupos do torneio mais importante da América do Sul.

Se os treinadores cariocas começaram pra valer em 2016, Roger Machado e Eduardo Baptista iniciaram a carreira de técnico em 2014. O gaúcho deu os primeiros passos no Juventude, mas fez sucesso no Grêmio e, agora, terá a missão de comandar o Atlético Mineiro. O desafio do paulista Eduardo Baptista é ainda maior. Afinal, o filho do técnico Nelsinho Baptista terá pela frente, simplesmente, o atual campeão brasileiro Palmeiras. Eduardo teve como seu primeiro clube o Sport.

 Zé Ricardo levou o Flamengo à Libertadores e agradou diretoria e torcedores do Rubro-negro!Rodrigo Coca / FlamengoZé Ricardo levou o Flamengo à Libertadores e agradou diretoria e torcedores do Rubro-negro!
Internacional e Vasco trocaram de divisões, mas tiveram a mesma mentalidade para o banco de reservas. Rebaixado pela primeira vez na Série A, o Colorado apostará em Antônio Carlos Zago. O ex-zagueiro, que subiu o Juventude para a Série B, teve a primeira oportunidade no São Caetano, em 2009. Dois anos depois, Cristóvão Borges começou a carreira no Vasco, clube que defenderá em sua volta à elite nacional.

Velha guarda!

Pernambucano 2017 terá Flamengo com escudo do Corinthians e cores do Fluminense

Sr. Goool traz a tabela completa e o simulador de jogos do Estadual de Pernambuco

Leia a notícia completa
Enquanto isso, Dorival Júnior e Renato Gaúcho são mais experientes que a turma citada, mas ainda assim são treinadores da nova geração. Os comandantes de Santos e Grêmio, respectivamente, iniciaram a carreira ainda no século XXI. Os mais antigos, por outro lado, são Mano Menezes e Abel Braga. O técnico do Cruzeiro até dá para considerar mais um da nova geração, mesmo tendo iniciado a carreira em 1997. Mano Menezes só surgiu pra valer em 2005 no Grêmio. Já Abelão é da velha guarda. Abel Braga, na carreira desde 1985, foi chamado novamente para defender o Fluminense.

Jovem geração que, de certa forma, aposentou Vanderlei Luxemburgo, Joel Santana, Luiz Felipe Scolari, Oswaldo de Oliveira e cia. Técnicos que fizeram sucesso no século passado, mas hoje ou curtem o futebol pela TV, ou treinam clubes pequenos, ou preferem o dinheiro de países sem tradição no esporte mais popular do planeta. A nova realidade é cruel para os antigos comandantes. Bem-vindo a nova era do futebol brasileiro.

Confira os técnicos dos principais clubes brasileiros:

Atlético Mineiro - Roger Machado (41 anos, Porto Alegre, Juventude (2014)

Botafogo - Jair Ventura (37 anos, Rio de Janeiro, Botafogo (2016)

Corinthians - Fábio Carille (43 anos, São Paulo, Corinthians (2017)

Cruzeiro - Mano Menezes (54 anos, Passo do Sobrado-RS, Guarani-RS (1997)

Flamengo - Zé Ricardo (45 anos, Rio de Janeiro, Flamengo (2016)

Fluminense - Abel Braga (64 anos, Rio de Janeiro, Goytacaz (1985)

Grêmio - Renato Gaúcho (54 anos, Guaporé-RS, Madureira (2001)

Internacional - Antônio Carlos Zago (47 anos, Presidente Prudente-SP, São Caetano (2009)

Palmeiras - Eduardo Baptista (46 anos, Campinas-SP, Sport (2014)

Santos - Dorival Júnior (54 anos, Araraquara-SP, Ferroviária (2002)

São Paulo - Rogério Ceni (43 anos, Pato Branco-PR, São Paulo (2017)

Vasco - Cristóvão Borges (57 anos, Salvador-BA, Vasco (2011)

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool