Sábado, 27 de Abril de 2024
 
Em 24 de agosto de 2016 às 01:43 - Atualizado em 25 de agosto de 2016 às 13:03

Em sete das últimas 11 edições da Recopa, o mandante do jogo final ficou com o título

Atual campeão, River Plate decidirá em casa a decisão contra o Santa Fe

da Redação -

São Paulo - River Plate e Santa Fe decidirão o título da Recopa Sul-americana nesta quinta-feira, às 21h15 (horário de Brasília), no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Os rivais empataram sem gols o primeiro jogo. Segundo levantamento do Sr. Goool, nas últimas 11 decisões, os mandantes do duelo final ficaram com o título sete vezes. O Sr. Goool levou em conta as edições a partir de 2005, quando a Recopa passou a ter partidas de ida e volta.

Entre todas estas finais, apenas a de 2012 houve empate no confronto de ida, assim como a edição 2016. Naquela oportunidade, o Santos ficou no 0 a 0 com a Universidad de Chile fora de casa e, na volta, conquistou o título ao vencer, em seus domínios, por 2 a 0. Se sete clubes foram campeões em casa, quatro fizeram a festa longe da torcida.

O próprio River Plate sabe bem como é isso. Em 2015, o clube hermano bateu o rival San Lorenzo, por 1 a 0, em casa, e repetiu o placar na casa do adversário para abocanhar a taça. Além do River, o Santa Fe poderá se inspirar em Boca Juniors (2005 e 2006) e LDU (2010) - todos campeões atuando a partida final como visitante.

 River Plate tem o histórico recente da Recopa Sul-americana a seu favor na disputa pelo título contra o Santa Fe!Prensa / River PlateRiver Plate tem o histórico recente da Recopa Sul-americana a seu favor na disputa pelo título contra o Santa Fe!
Para poucos...
O River Plate poderá entrar para uma seleta lista de vencedores. Hoje, apenas LDU e Boca Juniors já foram campeões da Recopa sendo detentores dos títulos da Copa Sul-americana e da Libertadores. Campeã da Libertadores em 2008, a LDU faturou a Recopa em 2009 e alcançou o bi em 2010. Mas na segunda conquista, a LDU havia sido campeã da Sul-americana em 2009.

Maior campeão da Recopa com quatro títulos, o Boca Juniors chegou a seus títulos através do bi da Sul-americana em 2004 e 2005 e da conquista da Libertadores em 2007. O título de 1990 foi graças a volta olímpica da extinta SuperCopa em 1989.

Mudança?
O Santa Fe tentará encerrar a hegemonia de Brasil e Argentina no torneio. Há cinco temporadas, a Recopa Sul-americana só tem campeões dos dois principais países da América do Sul. O River Plate, por sinal, é o atual campeão. Antes dos Millionarios, os brasileiros Atlético Mineiro, Corinthians, Santos e Internacional também deram a volta olímpica na Recopa.

O último campeão de fora da Argentina e do Brasil foi a LDU. Os equatorianos, por sinal, conquistaram o bicampeonato em 2009 e 2010. Desde que a Recopa voltou a ser disputada em 2003, só quatro vezes o campeão não era da Argentina e nem do Brasil. Além da LDU, o paraguaio Olímpia, em 2003, e o peruano Cienciano, em 2004, também garantiram a volta olímpica no torneio.

Campeões!
Hoje, o torneio conta com nove títulos do Brasil, sete da Argentina, dois do Equador e do Paraguai, além de uma conquista de Chile, Peru e Uruguai. Se o Boca Juniors é o recordista de títulos da Recopa Sul-americana com quatro voltas olímpicas, Internacional, LDU, Olímpia e São Paulo somam duas cada. Já River Plate, Atlético Mineiro, Corinthians, Santos, Cienciano, Cruzeiro, Vélez Sarsfield, Grêmio, Independiente, Colo-Colo e Nacional-URU têm um título cada.

História!

Pior público do Corinthians supera a melhor marca de rivais no Brasileirão

Sem falar que só em 26 jogos, dos 76 disputados na Arena, clube não alcançou os 30 mil fãs

Leia a notícia completa
A Recopa surgiu em 1989 com duelos entre os campeões da Libertadores e da Supercopa. Em 1991, o Olímpia venceu as duas competições e foi declarado campeão da Recopa. Mas o mesmo não aconteceu com o São Paulo em 1993. A CONMEBOL indicou o Botafogo - campeão da Copa CONMEBOL - para enfrentar o Tricolor paulista que seria campeão da Recopa. O torneio ficou sem ser disputado entre 1999 e 2002. Com a criação da Copa Sul-americana, a Recopa voltou com tudo em 2003.

Desde a criação da Copa Sul-americana, em 2002, houve 13 confrontos entre os campeões da América do Sul. Os vencedores da Libertadores conquistaram oito vezes a Recopa, contra cinco dos campeões da Copa Sul-americana. A vantagem da Libertadores também é vista se for levado em conta todos os duelos da Recopa.

Entre 1989 e 1998, a CONMEBOL tinha a Supercopa. Juntando os campeões da Supercopa e da Copa Sul-americana são 23 edições da Recopa, com 15 vitórias dos campeões da Libertadores e oito dos outros dois torneios.

Confira os resultados das finais da Recopa Sul-americana:

*campeões

2005

Boca Juniors-ARG* 3 x 1 Once Caldas-COL
Once Caldas-COL 2 x 1 Boca Juniors-ARG

2006

Boca Juniors-ARG* 2 x 1 São Paulo
São Paulo 2 x 2 Boca Juniors-ARG

2007

Pachuca-MEX 2 x 1 Internacional*
Internacional 4 x 0 Pachuca-MEX

2008

Arsenal-ARG 1 x 3 Boca Juniors-ARG*
Boca Juniors-ARG 2 x 2 Arsenal-ARG

2009

Internacional 0 x 1 LDU-EQU*
LDU-EQU 3 x 0 Internacional

2010

LDU-EQU* 2 x 1 Estudiantes-ARG
Estudiantes-ARG 0 x 0 LDU-EQU

2011

Independiente-ARG 2 x 1 Internacional*
Internacional 3 x 1 Independiente-ARG

2012

Universidad de Chile-CHI 0 x 0 Santos*
Santos 2 x 0 Universidad de Chile-CHI

2013

São Paulo 1 x 2 Corinthians*
Corinthians 2 x 0 São Paulo

2014

Lanús-ARG 0 x 1 Atlético Mineiro*
Atlético Mineiro 4 x 3 Lanús-ARG

2015

River Plate-ARG* 1 x 0 San Lorenzo-ARG
San Lorenzo-ARG 0 x 1 River Plate-ARG

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool