Quinta-feira, 28 de Março de 2024
 
Em 20 de agosto de 2016 às 20:10 - Atualizado em 20 de agosto de 2016 às 20:15

Brasil vence Alemanha nos pênaltis e ganha o inédito ouro nas Olimpíadas

Seleção Brasileira, enfim, ganhou o título que faltava em sua gloriosa história

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - Os meninos finalmente cresceram. As desprezadas prata e bronze, enfim, se transformaram em ouro. O Brasil, maior campeão da Copa do Mundo com cinco conquistas, finalmente alcançou o sonhado título olímpico no futebol masculino. Neste sábado, os brasileiros superaram a Alemanha no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e, enfim, puderam gritar "é campeão" nas Olimpíadas. O título, porém, não foi nada fácil. Os rivais empataram, por 1 a 1, no tempo normal - Neymar (falta), aos 27 minutos do 1º tempo, e Meyer, aos 14 minutos do 2º tempo, e, por 0 a 0 na prorrogação. Nos pênaltis, a vitória verde e amarela foi por 5 a 4.  A Seleção Brasileira era a única campeã mundial sem ouro olímpico.

 Neymar fez um golaço, mas o inédito ouro olímpico só foi conquistado nos pênaltis!Lucas Figueiredo / MoWa PressNeymar fez um golaço, mas o inédito ouro olímpico só foi conquistado nos pênaltis!
Se o final da história foi feliz, o roteiro preparou drama, suspense e até terror nos primeiros capítulos. O Brasil não começou nada bem os Jogos do Rio de Janeiro. Empates sem gols contra África do Sul e Iraque renderam vaias nas arquibancadas e críticas por todos os lados para Neymar, Gabriel Jesus, Gabigol e cia.

Sob os olhares de Micale e após o papo, conversa, resenha, cobrança ou conselho - como preferir - de Tite, o ataque voltou a funcionar e o Brasil goleou, por 4 a 0, a Dinamarca. O resultado garantiu a classificação e a liderança dos brasileiros, o que amenizou a situação verde e amarela. Colômbia (2 a 0) e Honduras (6 a 0) ficaram para trás no mata-mata e o distante ouro passou a ser cada vez mais realidade.

O Brasil foi campeão invicto nos Jogos do Rio de Janeiro. A Seleção Brasileira obteve três vitórias e três empates, além de 13 gols a favor e só um contra.

Bronzeados!
Na disputa pelo bronze, deu Nigéria. Os nigerianos superaram Honduras, por 3 a 2, e ficaram com o 3º lugar. Sadiq Umar, aos 34 minutos do 1º tempo e aos 11 minutos do 2º tempo, e Aminu Umar, aos 4 minutos do 2º tempo, abriram 3 a 0 no placar para a Nigéria, mas Honduras conseguiu diminuir com Antony Lozano, aos 26 minutos do 2º tempo e Marcelo Pereira, aos 41 minutos da segunda etapa.

Esta foi a primeira medalha de bronze da Nigéria que ainda ostenta o ouro ganho em cima do Brasil em 1996 e prata obtida em 2008 na derrota para a Argentina. Honduras, por sua vez, segue sem medalhas nos Jogos Olímpicos. Mesmo assim, os hondurenhos realizaram, no Rio de Janeiro, sua melhor campanha na história dos Jogos Olímpicos.

Tira-teima!
O Brasil ainda venceu o tira-teima do mata-mata contra a Alemanha em Olimpíadas. Brasil e Alemanha estiveram frente a frente em um mata-mata olímpica pela primeira vez em 1952. Na oportunidade, a Alemanha Ocidental superou os brasileiros na prorrogação, por 2 a 0, após empate no tempo normal por 2 a 2. O jogo foi válido pelas quartas de final. O troco verde e amarelo ocorreu nos Jogos de 1988. Pelas semifinais, os rivais empataram, por 1 a 1, e o Brasil levou a melhor nos pênaltis (3 a 2).

Maracanã foi o estádio com a melhor média de público no futebol feminino olímpico

Templo do futebol superou a marca de 60 mil pagantes durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Leia a notícia completa
Houve ainda outros dois embates entre brasileiros e alemães pelas Olimpíadas, ambos na Primeira Fase. Em 1976, Brasil e Alemanha Oriental empataram sem gols. Nos Jogos de 1984, o Brasil superou a Alemanha Ocidental, por 1 a 0.

Anfitriões!
Desde os Jogos de Barcelona, o país anfitrião não conseguia o título no futebol masculino, segundo levantamento do Sr. Goool. Além da Espanha e, agora, do Brasil, apenas a Bélgica, em 1920, na Antuérpia, e a Grã-Bretanha, em 1908, foram ouro em casa. Os anfitriões França (1900) e EUA (1904) chegaram próximos da conquista, mas tiveram que se contentar com a prata.

Ouro!
O ouro do Brasil junta-se a três pratas e dois bronzes. Enquanto isso, Hungria e Grã-Bretanha somam três ouros cada. Argentina, União Soviética e Uruguai, por sua vez, acumulam dois títulos cada. A lista com um ouro cada tem Iugoslávia, Polônia, Espanha, Alemanha, Tchecoslováquia, França, Nigéria, Itália, Suécia, Bélgica, Canadá, Camarões e México.


Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool