Sábado, 30 de Março de 2024
 
Em 13 de fevereiro de 2016 às 02:12

Assistente fará dois jogos em menos de 24 horas no Estadual Paraense

Esclarecimento da FPF mostra falta de sintonia com as atitudes da própria entidade paraense

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Pará - A Federação Paraense de Futebol (FPF), presidida - até pouco tempo atrás - por Antônio Carlos Nunes de Lima, hoje no comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), não só escalou como afirmou ao Sr. Goool não ver problemas em ter o mesmo assistente em dois jogos com intervalo inferior a 24 horas. Wanderson Damião dos Santos trabalhará em duas partidas na 3ª rodada do Campeonato Paraense.

No sábado, o assistente estará no duelo entre Tapajós e Independente, às 21 horas (horário de Brasília), no Estádio Colosso de Tapajós, em Santarém. No mesmo local, mas no domingo, às 18 horas, Wanderson Damião dos Santos voltará a campo para o embate entre São Raimundo e Paysandu. Caso a primeira partida não sofra atrasos, o profissional estará novamente em campo após apenas 19 horas de ter iniciado a dupla jornada.

 Wanderson Damião dos Santos trabalhará dobrado na próxima rodada do Estadual Paraense!Reprodução / FPFWanderson Damião dos Santos trabalhará dobrado na próxima rodada do Estadual Paraense!
"Informo-lhe preliminarmente que a arbitragem em campeonatos de futebol profissional não está sujeita as mesmas exigências regulamentares a que estão submetidos os atletas profissionais. O referido assistente foi escalado para dois jogos consecutivos por questão de logística. Não existe impedimento legal para tal", disse ao Sr. Goool o ouvidor da FPF, Cláudio Fernando de Souza Santos.

O Art. 25 do Regulamento Geral das Competições não menciona arbitragem, mas proíbe jogadores de atuarem em um curto espaço de tempo. "Os clubes e atletas profissionais não poderão, como regra geral, disputar partida sem observar o intervalo mínimo de sessenta (60) horas". O que os torcedores de São Raimundo e Paysandu - segundo jogo de Wanderson Damião dos Santos - pensariam a respeito?

Copa do Nordeste 2016 começará neste sábado; Ceará não perde há 13 jogos

Vozão sofreu sua última derrota na final da edição 2014 do torneio regional

Leia a notícia completa
"Entendemos que não (há risco do assistente cometer erros por excesso de trabalho). É comum acontecer tal escala consecutiva em campeonatos nacionais, pelo mesmo motivo", argumentou o ouvidor da FPF. 

Falta de sintonia!
Cláudio Fernando de Souza Santos ainda afirmou que a FPF "possui sim (outros profissionais capacitados para atuar em uma das partidas), mas como informado anteriormente, por questão de logística, o referido assistente foi escalado".

Outro ponto que chamou a atenção do Sr. Goool foi a afirmação do ouvidor de que é normal a FPF escalar um mesmo profissional para duas partidas com intervalo inferior a 24 horas. Mas segundo pesquisou o Sr. Goool, a entidade paraense não realizou tal iniciativa em todo o Estadual Paraense 2015. Nem mesmo na falecida Taça Aclep.

Há ainda outra questão que mostra a falta de sintonia entre o comunicado oficial da FPF e as atitudes da entidade paraense. A FPF, desde a presidência do Coronel Nunes - hoje sob o controle do seu antigo vice Adelcio Magalhães Torres -, não costuma prestigiar os árbitros locais em partidas decisivas. Para se ter uma ideia, a final da Taça Cidade do Pará 2015 teve como árbitro principal o paulista Luiz Flávio de Oliveira. Marcelo Carvalho Van Gasse, também de São Paulo, e Nadine Schramm Camara Bastos, de Santa Catarina, foram os assistentes.

Na semifinal entre Paysandu e Paraupaebas - mostrando que nem só o Re-Pa ganha arbitragem de outro estado -, o apito foi do goiano Wilton Pereira Sampaio, auxiliado pelo mineiro Guilherme Dias Camilo e pela catarinense Neuza Inês Back. Toda a arbitragem citada é da FIFA. Para levar árbitros de outros estados e da FIFA há que se custear as viagens e o próprio trabalho dos profissionais.

Mesma situação...
Coincidências ou não, desde que o Coronel Nunes assumiu a CBF, a entidade nacional passou a escalar o mesmo profissional em jogos com intervalo inferior a 24 horas no Brasileirão Feminino. O Sr. Goool relatou duas vezes a ocorrência no Nacional da categoria. Nas duas oportunidades, a assistente apitou partidas seguidas e em cidades diferentes. Sérgio Corrêa, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, também não viu nada de errado. Afinal, se houver erro no jogo será o assistente que irá para a "geladeira" e estará nas capas de todos os jornais.

O Sr. Goool, em outra oportunidade, tentou falar com o Coronel Nunes a respeito de problemas na Federação Paraense de Futebol (FPF), mas o mandatário foi blindado pela assessoria de imprensa da CBF que afirmou que assuntos regionais não eram da alçada dele. O Sr. Goool está aberto para qualquer esclarecimento do taciturno Coronel Nunes.


Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool