|
|
Amazonas - A Federação Amazonense de Futebol (FAF) está no time das entidades que complicaram o Estadual mesmo em uma temporada enxuta e com Copa do Mundo. Se em 2017 o regulamento era simples com Primeira Fase, semifinal e final, na próxima temporada a fórmula de disputa será toda enrolada com grupos, turnos e até mesmo uma "semifinal" - chamada de quartas de final - antes da própria semifinal, assim como fez a Federação Paraibana de Futebol (FPF). A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos do Amazonense já estão no Sr. Goool. (Clique na imagem abaixo para conferir tudo do Amazonense ou clique em "campeonatos" e mude o select de ano para 2018!)
O Campeonato Amazonense 2018 terá dois grupos e, após os jogos da Primeira Fase, o vice-líder e o 3º colocado dos dois grupos farão a chamada quartas de final. Mas todo mundo sabe que tal fase tem quatro jogos. No Estadual da FAF, porém, não é assim. A intitulada quartas de final terá apenas dois jogos e classificará os dois últimos clubes para a verdadeira semifinal. E isso acontecerá no turno e no returno. O próprio regulamento, a forma como foi escrito, está todo travado, enrolado, difícil de ser decifrado. (Confira o anexo ao final da matéria com o regulamento completo!)Em campo há mais surpresas. O São Raimundo foi rebaixado na edição 2017 sem nenhuma vitória em 14 jogos. Foram 13 derrotas e apenas um empate. Aproveitamento de 2,4%. Mas nesta mesma temporada, o Tufão conquistou o acesso - com direito a título na Série B - e voltará a disputar a elite. Fato inusitado para a maioria das competições. O São Raimundo foi rebaixado ao lado do Holanda.
Agora, o clube de Manaus sobe ao lado do Manicoré. Fundado em 2007, o Centro de Desenvolvimento Comunitário Manicoré estava fora da principal divisão do Amazonense desde 2012. Os dois clubes, aliás, se enfrentarão na estreia do Estadual. A edição 2018 será aberta em 20 de janeiro. O atual campeão Manaus reeditará a final contra o Nacional em Manaus.
Regiões contarão com 25 representantes cada, enquanto o Sul terá 18 participantes, contra 12 do Centro-Oeste e 11 do Norte
Leia a notícia completaNo 2º turno, os clubes enfrentarão os rivais do mesmo grupo em turno único. Os três melhores colocados de cada grupo avançarão de fase. Na chamada quartas de final, o vice-líder e o 3º colocado dos dois grupos se enfrentarão em partida única (2º do A x 3º do B e 2º do B x 3º do A). Na semifinal, os classificados das quartas pegarão os líderes em turno único. A final também será definida em uma partida. Nenhum dos clubes terá vantagem. Em caso de empate, as definições serão nos pênaltis.
Os campeões do turno e do returno farão a final do Estadual em partida única. Em caso de empate haverá prorrogação e, persistindo a igualdade, haverá pênaltis. Se um mesmo clube vencer os dois turnos será declarado campeão amazonense. O campeão terá vagas na Copa do Brasil, Série D do Brasileirão e Copa Verde 2019. Já os dois piores colocados na somatória dos dois turnos serão rebaixados à Série B.