Portal Eventos
Amazonense Série A
Em 18 de dezembro de 2017 às 16:43

Amazonense 2018 terá regulamento enrolado e a volta de clube rebaixado em 2017; Simulador no Sr. Goool

Estadual imitou o Paraibano e terá "semifinal" antes da semifinal, além de grupos, turnos...

da Redação -

Amazonas - A Federação Amazonense de Futebol (FAF) está no time das entidades que complicaram o Estadual mesmo em uma temporada enxuta e com Copa do Mundo. Se em 2017 o regulamento era simples com Primeira Fase, semifinal e final, na próxima temporada a fórmula de disputa será toda enrolada com grupos, turnos e até mesmo uma "semifinal" - chamada de quartas de final - antes da própria semifinal, assim como fez a Federação Paraibana de Futebol (FPF). A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos do Amazonense já estão no Sr. Goool. (Clique na imagem abaixo para conferir tudo do Amazonense ou clique em "campeonatos" e mude o select de ano para 2018!)

O Campeonato Amazonense 2018 terá dois grupos e, após os jogos da Primeira Fase, o vice-líder e o 3º colocado dos dois grupos farão a chamada quartas de final. Mas todo mundo sabe que tal fase tem quatro jogos. No Estadual da FAF, porém, não é assim. A intitulada quartas de final terá apenas dois jogos e classificará os dois últimos clubes para a verdadeira semifinal. E isso acontecerá no turno e no returno. O próprio regulamento, a forma como foi escrito, está todo travado, enrolado, difícil de ser decifrado. (Confira o anexo ao final da matéria com o regulamento completo!)

Em campo há mais surpresas. O São Raimundo foi rebaixado na edição 2017 sem nenhuma vitória em 14 jogos. Foram 13 derrotas e apenas um empate. Aproveitamento de 2,4%. Mas nesta mesma temporada, o Tufão conquistou o acesso - com direito a título na Série B - e voltará a disputar a elite. Fato inusitado para a maioria das competições. O São Raimundo foi rebaixado ao lado do Holanda.

Agora, o clube de Manaus sobe ao lado do Manicoré. Fundado em 2007, o Centro de Desenvolvimento Comunitário Manicoré estava fora da principal divisão do Amazonense desde 2012. Os dois clubes, aliás, se enfrentarão na estreia do Estadual. A edição 2018 será aberta em 20 de janeiro. O atual campeão Manaus reeditará a final contra o Nacional em Manaus.

 Manaus e Nacional reeditarão a final de 2017 logo na abertura do Estadual Amazonense 2018!Antônio Assis / FAFManaus e Nacional reeditarão a final de 2017 logo na abertura do Estadual Amazonense 2018!
Regulamento:
Os oito clubes serão divididos em dois grupos com quatro times cada. No 1º turno, os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em turno único. Os três melhores colocados de cada grupo avançarão de fase. Na chamada quartas de final, o vice-líder e o 3º colocado dos dois grupos se enfrentarão em partida única (2º do A x 3º do B e 2º do B x 3º do A). Na semifinal, os classificados das quartas pegarão os líderes em turno único. A final também será definida em uma partida. Nenhum dos clubes terá vantagem. Em caso de empate, as definições serão nos pênaltis.

No 2º turno, os clubes enfrentarão os rivais do mesmo grupo em turno único. Os três melhores colocados de cada grupo avançarão de fase. Na chamada quartas de final, o vice-líder e o 3º colocado dos dois grupos se enfrentarão em partida única (2º do A x 3º do B e 2º do B x 3º do A). Na semifinal, os classificados das quartas pegarão os líderes em turno único. A final também será definida em uma partida. Nenhum dos clubes terá vantagem. Em caso de empate, as definições serão nos pênaltis.

Os campeões do turno e do returno farão a final do Estadual em partida única. Em caso de empate haverá prorrogação e, persistindo a igualdade, haverá pênaltis. Se um mesmo clube vencer os dois turnos será declarado campeão amazonense. O campeão terá vagas na Copa do Brasil, Série D do Brasileirão e Copa Verde 2019. Já os dois piores colocados na somatória dos dois turnos serão rebaixados à Série B.