Os 16 clubes, divididos em quatro grupos de quatro times cada, enfrentarão os rivais das outras chaves em turno único na Primeira Fase. Os dois melhores de cada grupo avançarão às quartas de final. Os dois piores colocados no geral, por outro lado, serão rebaixados à Série A2.
Nas quartas de final, o líder do Grupo A enfrentará o vice-líder do Grupo A e assim por diante. Serão jogos apenas de ida. Na semifinal - em jogo único -, o dono da melhor campanha no geral pegará o responsável pela 4ª campanha e o 2º enfrentará o 3º. Na final, a decisão será com jogos de ida e volta. No mata-mata, em caso de empate nos pontos e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
Na Taça Independência, o melhor clube eliminado da Primeira Fase irá direto para a semifinal. Os outros quatro eliminados se enfrentarão em mata-mata de partida única. Os vencedores avançam às semifinais. O outro semifinalista será aquele eliminado das quartas de final do Paulistão com melhor campanha. Semifinal e final também serão disputadas em partida única. Apenas os integrantes da Série A do Brasileirão não jogarão a Taça Independência.
Os três melhores colocados terão vagas na Série D 2024, excluindo-se aqueles com vagas nas Séries A, B e C. Já o campeão paulista e os três melhores da Taça Independência terão vagas na Copa do Brasil 2024.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias; 2 - Maior saldo de gols; 3 - Maior número de gols pró; 4 - Menor número de cartões vermelhos; 5 - Menor número de cartões amarelos; 6 - Sorteio.