Notícias
Maioria dos clubes das oitavas de final buscará o primeiro título na UEFA Champions League
Dos nove clubes sem títulos no torneio mais importante da Europa, três têm vices
São Paulo - A UEFA Champions League poderá ter um campeão inédito. Afinal, dos 16 clubes presentes nas oitavas de final, nada menos do que nove jamais deram a sonhada volta olímpica. Desta turma, três chegaram perto, mas refugaram. O Tottenham, por exemplo, é o atual vice-campeão.
Os Spurs enfrentarão o alemão RB Leipzig, outro que jamais levantou a "orelhuda". O Valencia, enquanto isso, bateu na trave duas vezes (1999/2000 e 2000/2001). Os espanhóis também farão um confronto ante um clube sem título. Trata-se do Atalanta, a surpresa das oitavas de final.Já o Atlético de Madrid tem três vices (1973/1974, 2013/2014 e 2015/2016) e, para piorar, o clube espanhol tentará derrubar o atual campeão Liverpool, dono de seis voltas olímpicas. PSG, Lyon, Napoli e Manchester City completam a lista dos clubes sem sucesso na UEFA Champions League.
O PSG enfrentará o Borussia Dortmund, dono de um título. O Lyon desafiará a Juventus, responsável por duas "orelhudas". O Napoli terá pela frente o Barcelona e seus cinco títulos. Já o Manchester City pegará "apenas" o maior campeão da história. O Real Madrid acumula 13 voltas olímpicas.
O maior vencedor da UEFA Champions League é o Real Madrid com 13 conquistas. O Milan aparece com sete, uma a mais do que o Liverpool. Barcelona e Bayern de Munique somam cinco cada. O Ajax tem quatro títulos, um a mais do que Internazionale e Manchester United. Com duas conquistas há Juventus, Porto, Nottingham Forest e Benfica. Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucuresti, Hamburgo, Aston Villa, Feyenoord e Celtic têm um título cada.
Cariocão 2020 começará neste domingo com chance extra para escapar da degola
Além da Preliminar, clubes terão um quadrangular e um triangular contra o rebaixamento
Leia a notícia completaRegulamento:
Os confrontos das oitavas de final também são definidos por sorteio. Mas de acordo com o regulamento, as equipes que se enfrentaram na mesma chave na primeira fase, não poderão ser adversárias. O mata-mata tem jogos de ida e volta com vantagem para o clube que tiver marcado mais gols na casa do adversário.
Em caso de igualdade, a disputa terá prorrogação e, se necessário, pênaltis. A final, por sua vez, será disputada em jogo único e em campo neutro. Em caso de empate haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis. O campeão terá vaga assegurada no Mundial de Clubes.


