Notícias
Curacao faz história com vaga inédita à Copa do Mundo; Haiti encerra longo jejum e Panamá também se classifica
Seleção de Curacao será a 84ª a jogar uma Copa do Mundo, segundo os critérios da FIFA

São Paulo - A CONCACAF conheceu suas três primeiras seleções classificadas em campo, já que Canadá, EUA e México sediarão a Copa do Mundo 2026. Enquanto Curacão fez história ao carimbar o inédito passaporte, o Haiti encerrou jejum de cinco décadas sem se classificar. Já o Panamá está de volta ao torneio depois de jogar na Rússia, em 2018.
Antes, Jordânia, Uzbequistão e Cabo Verde também fizeram história com a primeira classificação à Copa do Mundo. O Haiti não debutará no torneio, mas voltará após 52 anos afastado. A Seleção Haitiana só jogou a Copa de 1974, quando foi derrotada nos três jogos da fase de grupos.
Assim como o Haiti, a Seleção do Panamá disputará sua segunda Copa do Mundo. Os panamenhos, no entanto, estiveram recentemente no torneio, em 2018, quando foram eliminados na primeira fase com três derrotas em três jogos.
Europa conhece suas últimas 5 seleções classificadas de forma direta; Copa 2026 chega a 39 países confirmados
Das cinco seleções, apenas Escócia e Áustria não estiveram no último Mundial, no Qatar
Leia a notícia completaNa Eliminatória da CONCACAF, os líderes das chaves terão vagas para a Copa do Mundo 2026. Já os dois melhores 2ºs colocados se enfrentarão em um playoff por vaga no Mundial. Neste caso, Jamaica e Suriname tentarão a última vaga do continente para o torneio. Se os jamaicanos tentam voltar após 28 anos, a Seleção do Suriname tentará fazer história com a primeira vaga no Mundial.
A Copa do Mundo 2026 já conta com 42 seleções classificadas. Além dos anfitriões Canadá, EUA e México, o torneio da FIFA terá os representantes da Ásia (Japão, Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália, Qatar e Arábia Saudita), o representante da Oceania (Nova Zelândia), os representantes da América do Sul (Argentina, Brasil, Equador, Uruguai, Colômbia e Paraguai), os representantes da África (Cabo Verde, Tunísia, Marrocos, Egito, Argélia, Gana, África do Sul, Senegal e Costa do Marfim), os representantes da Europa (Inglaterra, França, Croácia, Portugal, Noruega, Alemanha, Holanda, Suíça, Escócia, Espanha, Áustria e Bélgica) e os representantes da CONCACAF (Curacao, Haiti e Panamá).


