Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 30 de janeiro de 2021 às 19:05

Palmeiras leva a melhor na final paulista e encerra o 3º maior jejum brasileiro na Libertadores

Na seca desde 1999, Verdão despachou o Santos e voltou a gritar "é campeão" no torneio

Rodolfo Brito São Paulo-SP

 Palmeiras superou o rival Santos e passou a ser o 7º brasileiro com mais de um título na Libertadores!Palmeiras / DivulgaçãoPalmeiras superou o rival Santos e passou a ser o 7º brasileiro com mais de um título na Libertadores!
São Paulo - Acabou a espera! A obsessão foi alcançada! A Libertadores está de novo com o Palmeiras. Neste domingo, em partida única no Maracanã, no Rio de Janeiro, o time do técnico Abel Ferreira levou a melhor sobre o Santos (1 a 0) e encerrou o 3º maior jejum brasileiro no torneio sul-americano. Breno Lopes, ex-atacante do Juventude, foi o autor do gol e o herói do título. Verdão garantiu vagas no Mundial de Clubes e na Recopa Sul-americana.

O Palmeiras só tinha o título de 1999 sobre o Deportivo Cáli, da Colômbia. Lá se foram 21 anos. Entre os brasileiros com títulos na Libertadores, apenas Vasco (1998) e o recordista Cruzeiro (1997) ostentam secas maiores. O Verdão é o 15º clube com mais de um título na competição, sendo o 7º brasuca.

Essa foi a 5ª final do Palmeiras na Libertadores. Além dos dois títulos, há três vices (1961, 1968 e 2000). O Santos, por outro lado, para em seus três títulos (1962, 1963 e 2011) e chega ao 2º vice (2003 e 2020).

Final brasileira!
Essa foi a 4ª final entre clubes do mesmo país, sendo a 3ª entre brasucas, segundo levantamento do Sr. Goool. Sem falar que foi a 1ª decisão entre clubes do mesmo estado.

O Palmeiras foi campeão com dez vitórias (cinco em casa, quatro fora e uma em campo neutro), dois empates como visitante e uma derrota como mandante, além de 33 gols a favor e seis tentos tomados. Aproveitamento de 82,1%.

Campeões!
A Argentina, com 25 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil chegou a 20, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão à frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Atlético Nacional, Flamengo e Palmeiras. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG e Racing Club-ARG.