Portal Eventos
Amazonense Série A
Em 21 de dezembro de 2020 às 00:44

Campeonato Amazonense terá duas edições na mesma temporada

Edição 2020 começará em 10 de fevereiro, enquanto a temporada 2021 terá início dia 27 do mesmo mês

da Redação -

Amazonas - O Campeonato Amazonense realizará as edições 2020 e 2021 no ano que vem. A Federação Amazonense de Futebol (FAF) e os clubes desistiram de cancelar a atual temporada por causa da pandemia de Covid-19 e farão uma disputa de tiro curto. Na sequência começará o campeonato de 2021. As tabelas já estão estão disponíveis no Sr. Goool, assim como simulador de jogos e regulamento.

O Amazonense 2020 contará com os mesmos oito clubes que estiveram na disputa no início do ano. O regulamento, no entanto, mudou. Os oito clubes foram divididos em dois grupos. Os participantes enfrentarão os rivais da própria chave em turno único.

Os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão às semifinais que serão definidas em partidas únicas (1º do A x 2º do B e 1º do B x 2º do A). Em caso de empate, pênaltis. O mesmo acontece na disputa do 3º lugar e na final. Não haverá rebaixamento. Os finalistas terão vagas na Copa do Brasil 2021. O 3º colocado garantirá lugar na Série D do Brasileirão.

 Campeonato Amazonense terás duas edições seguidas na próxima temporada!Adilson NascimentoCampeonato Amazonense terás duas edições seguidas na próxima temporada!
2021!
Em 2021, os oito clubes ganharão os reforços de JC e Cliper. Fundado em janeiro de 2019, o JC irá debutar na elite, enquanto o Cliper, campeão da Série B, volta ao Amazonense após 14 anos. Na temporada 2021, a fórmula de disputa prevê quartas de final e rebaixamento.

Os dez clubes se enfrentarão em turno único. Os oito melhores colocados avançarão às quartas de final (1ºx8º, 2ºx7º, 3ºx6º e 4ºx5º) com jogos de ida e volta. A semifinal e a final também serão em ida e volta. Os donos das melhores campanhas têm a vantagem do resultado igual. Os dois últimos colocados serão rebaixados à Série B.

O campeão terá vagas na Copa do Brasil, na Série D do Brasileirão e na Copa Verde 2022.