Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 07 de junho de 2013 às 17:40

Sem rivais catarinenses, Minas Gerais pode bater recorde na Série C

Estado poderá ser o primeiro a colocar quatro clubes na Série B desde a temporada 2009

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Minas Gerais - O Estado de Minas Gerais poderá bater recorde na Edição 2013 da Série C do Campeonato Brasileiro caso o Betim - antigo Ipatinga - conquiste o acesso ao segundo escalão do futebol brasileiro. De 2009 para cá, Minas Gerais e Santa Catarina já comemoraram o acesso de três clubes cada. Mas os catarinenses não contam com representante na atual temporada da Série C.

América Mineiro, em 2009, Ituiutaba - hoje Boa Esporte -, em 2010, e Ipatinga, em 2011, foram os clubes mineiros que conquistaram o acesso na Série C quando a competição passou a contar com apenas 20 clubes. No ano passado, porém, o Tupi pisou na bola e amargou o rebaixamento.

Neste quesito, pelo menos, Santa Catarina leva vantagem. Os catarinenses ainda não foram rebaixados na Série C. Mas o primeiro acesso só veio em 2010 com o Criciúma. O Joinville, com direito a título, seguiu a fila no ano seguinte. Em 2012, a Chapecoense completou a festa catarinense no terceiro escalão da bola.

Os Estados de Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo aparecem com dois acessos cada. Todos esses Estados contam com representantes na temporada 2013. O CRB, que subiu em 2011, está de volta a competição. O ASA, em 2009, foi o outro alagoano que subiu à Série B.

Com acessos do Icasa (2009 e 2012), o Estado do Ceará estará na torcida pelo Fortaleza. Já o potiguar Baraúnas tentará repetir os feitos de ABC (2010) e América de Natal (2011). Após Guaratinguetá (2009) e Oeste (2012) subirem de divisão, Mogi Mirim, Guarani e Grêmio Barueri tentarão fazer o mesmo na atual temporada pelo Estado de São Paulo.

Ao longo destes cinco anos, a Série C ainda teve os acessos do Salgueiro, defendendo as cores de Pernambuco, em 2010, e do Paysandu, representante do Pará, no ano passado. Maranhão (Sampaio Corrêa), Mato Grosso (Cuiabá e Luverdense), Distrito Federal (Brasiliense), Paraíba (Treze), Acre (Rio Branco), Goiás (Vila Nova e CRAC), Rio Grande do Sul (Caxias) e Rio de Janeiro (Duque de Caxias, Macaé e Madureira) tentarão fazer história em 2012.

Os clubes serão divididos em dois grupos. Na Primeira Fase, os clubes jogarão dentro dos próprios grupos em partidas de ida e volta. Os quatro melhores colocados de cada grupo se classificarão para as quartas-de-final. Enquanto isso, os dois piores clubes de cada grupo serão rebaixados à Série D. No mata-mata serão jogos de ida e volta. Os semifinalistas conquistarão o acesso à Série B. E os finalistas ainda brigarão pelo título da Série C.

Confira os clubes que subiram na Série C:

2009
América Mineiro-MG, ASA-AL, Guaratinguetá-SP e Icasa-CE

2010
ABC-RN, Criciúma-SC, Ituiutaba-MG e Salgueiro-PE

2011
Joinville-SC, Criciúma-SC, Ipatinga-MG e América de Natal-RN

2012
Oeste-SP, Icasa-CE, Chapecoense-SC e Paysandu-PA