Portal Eventos
Notícias
Em 22 de dezembro de 2018 às 11:39

Sudeste terá maioria nas Séries A, B e C; Nordeste e Sul estão logo atrás

Apenas a região Norte não contará com representantes nas três principais divisões nacionais

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Sudeste será a região com o maior número de clubes nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro na próxima temporada, segundo levantamento do Sr. Goool. Dos 60 participantes, nada menos do que 20 serão de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A maioria será vista na elite nacional.

REGIÕESCLUBES
Sudeste20
Nordeste17
Sul15
Centro-Oeste5
Norte3

A Série A terá metade dos seus clubes vindos do Sudeste. São dez clubes, sendo quatro paulistas, quatro cariocas e dois mineiros. Na Série B, a presença diminui, mas ainda assim a região será maioria com sete clubes. A pior situação, enquanto isso, será vista na Série C. Serão apenas três integrantes no terceiro escalão nacional.

Na Série C, o domínio será do Nordeste. A região colocará dez dos 20 clubes em 2019. Náutico-PE, Santa Cruz-PE, Botafogo-PB, Confiança-SE, Globo-RN e ABC-RN ganharam os reforços de Ferroviário-CE, Treze-PB e Imperatriz-MA, que subiram da Série D, além do Sampaio Corrêa-MA, rebaixado na Série B.

 Palmeiras, atual campeão brasileiro, será um dos 20 clubes do Sudeste nas Séries A, B e C de 2019!Cesar Greco / PalmeirasPalmeiras, atual campeão brasileiro, será um dos 20 clubes do Sudeste nas Séries A, B e C de 2019!
Ao todo, o Nordeste terá 17 participantes nos três escalões nacionais. Na Série A, a região contará com quatro clubes, um a mais do que na Série B. O Sul, por sua vez, acumula 15 integrantes, sendo cinco na elite nacional. Os sulistas estão na vice-liderança da Série A, mas na liderança da Série B com sete participantes. Na Série C serão três.

Os números do Centro-Oeste, por sua vez, são mais modestos, mas ainda assim a região será representada nas Séries A, B e C. O Goiás subiu para a Série A, enquanto Atlético Goianiense e Vila Nova ganharam o reforço do Cuiabá na Série B. Na Série C, o Luverdense será o único do Centro-Oeste. Por fim, a região Norte só participará da Série C com Remo, Paysandu e Atlético Acreano.

Confira os clubes das Séries A, B e C separados por região:

Série A

Sudeste (10)

Palmeiras-SP, São Paulo-SP, Santos-SP, Corinthians-SP, Flamengo-RJ, Botafogo-RJ, Fluminense-RJ, Vasco-RJ, Atlético Mineiro-MG e Cruzeiro-MG

Sul (5)

Internacional-RS, Grêmio-RS, Atlético Paranaense-PR, Chapecoense-SC e Avaí-SC

Nordeste (4)

Bahia-BA, Ceará-CE, Fortaleza-CE e CSA-AL

Centro-Oeste (1)

Goiás-GO

Série B

Sudeste (7)

Botafogo-SP, Bragantino-SP, Ponte Preta-SP, Guarani-SP, São Bento-SP, Oeste-SP e América Mineiro-MG

Sul (7)

Operário-PR, Paraná-PR, Londrina-PR, Coritiba-PR, Brasil-RS, Criciúma-SC e Figuierense-SC

Nordeste (3)

Vitória-BA, CRB-AL e Sport-PE

Centro-Oeste (3)

Cuiabá-MT, Atlético Goianiense-GO e Vila Nova-GO

Série C

Nordeste (10)

Náutico-PE, Santa Cruz-PE, Botafogo-PB, Confiança-SE, Globo-RN, ABC-RN, Ferroviário-CE, Treze-PB, Imperatriz-MA e Sampaio Corrêa-MA

Sudeste (3)

Tombense-MG, Volta Redonda-RJ e Boa Esporte-MG

Sul (3)

Ypiranga-RS, São José-RS e Juventude-RS

Norte (3)

Atlético Acreano-AC, Remo-PA e Paysandu-PA

Centro-Oeste (1)

Luverdense-MT