Portal Eventos
Carioca Série A
Em 20 de dezembro de 2018 às 16:23

Estaduais 2019 começarão neste sábado antes do natal; Cinco anteciparão o calendário da CBF

Entidade nacional disponibilizou 18 datas entre o fim de semana de 20 de janeiro e 21 de abril

da Redação -

Rio de Janeiro - O Campeonato Carioca, assim como na atual temporada, será o primeiro Estadual de 2019 a colocar a bola para rolar. O Cariocão, aliás, começará ainda em 2018, neste sábado antes do Natal. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) é uma das cinco entidades que anteciparão o início de suas competições em comparação ao calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Segundo a entidade nacional "o calendário do futebol brasileiro em 2019 inicia no dia 2 de janeiro, com a abertura da pré-temporada, que terá 18 dias, quatro a mais do que em 2018. Os campeonatos estaduais continuarão a ter 18 datas disponíveis, entre 20 de janeiro e 21 de abril, respeitando a qualificação técnica obtida neste ano e os contratos vigentes".

O Cariocão realizará a Preliminar com seis clubes. Dois garantirão vagas para as fases principais, marcadas para 20 de janeiro, e os outros quatro lutarão contra o rebaixamento. O Estadual do Rio de Janeiro, no entanto, não será o único a desrespeitar o calendário oficial.

 América será um dos seis clubes que brigará por uma das últimas duas vagas do Cariocão 2019!América / Site OficialAmérica será um dos seis clubes que brigará por uma das últimas duas vagas do Cariocão 2019!
Antes e depois...
O Campeonato Cearense, por exemplo, iniciará a disputa em 6 de janeiro. Ceará e Fortaleza, representantes do estado na Série A do Brasileirão, entrarão apenas na Segunda Fase. Três dias depois do Cearense, o Estadual Potiguar também terá partidas. O Sergipano, outra competição nordestina, terá início em 12 de janeiro.

O caso mais grave talvez seja do Catarinense. Mesmo com clubes na Série A (Avaí e Chapecoense) e na Série B (Criciúma e Figueirense), o Estadual de Santa Catarina estreará em 16 de janeiro. Ou seja, o quarteto não terá os 18 dias de preparação recomendados pela CBF. Há ainda casos de Estaduais que iniciarão após a data cravada pela CBF.

O Distrito Federal terá disputas a partir de 26 de janeiro. Amazonense, Capixaba e Rondoniense, enquanto isso, começarão apenas em fevereiro, no dia 2. Já os Estaduais do Amapá, de Roraima e do Tocantins ainda não divulgaram suas tabelas e nem a data de início dos jogos.