Portal Eventos
Paraense 1ª Divisão
Em 20 de dezembro de 2018 às 01:39

Paraense 2019 começará com Remo defendendo série invicta em casa; Simulador no Sr. Goool

Leão foi campeão estadual no ano passado sem sofrer sequer uma derrota como mandante

da Redação -

Pará - O Campeonato Paraense 2019 será aberto no sábado, 19 de janeiro. O atual campeão, Remo, no entanto, começará a defesa do título no domingo ante o Tapajós em Belém. O Leão, aliás, defenderá invencibilidade de um ano e oito meses ao lado da torcida no Estadual, segundo levantamento do Sr. Goool. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão disponíveis aos torcedores internautas.

O Remo foi campeão este ano sem sofrer sequer uma derrota ao lado da torcida. Foram seis vitórias e apenas um empate. O último tropeço como mandante ocorreu na decisão de 2017, quando os remistas perderam para o eterno rival Paysandu, por 2 a 1, em 7 de maio. Aquela, aliás, foi a única derrota em casa do Remo em todo o Estadual, mas o bastante para deixar o clube com o vice.

Falando em Re-Pa, o primeiro acontecerá na 4ª e penúltima rodada do turno com mando de campo do Remo em 10 de fevereiro. A volta terá o Paysandu como mandante em 24 de março pela 9ª rodada. Antes, o Papão estreará contra o São Francisco. Remo e Paysandu, aliás, jogarão a primeira contra os dois clubes que conquistaram o acesso.

O Tapajós estava fora da elite desde 2016. Já o São Francisco havia caído em 2017. A dupla pegou as vagas de Cametá e Parauapebas. O regulamento do Estadual do Pará, enquanto, é o mesmo da edição 2018.

 Remo defenderá o título tentando manter sua invencibilidade em casa pelo Estadual Paraense!Fábio Will / Ascom / RemoRemo defenderá o título tentando manter sua invencibilidade em casa pelo Estadual Paraense!
Regulamento:
Os dez clubes serão divididos em dois grupos com cinco times cada na fase Classificatória. Os clubes enfrentarão os rivais do outro grupo em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo avançarão de fase, enquanto os lanternas dos dois grupos serão rebaixados à 2ª divisão.

Na semifinal (1º do A1 x 2º do A1 e 1º do A2 x 2º do A2), disputa do 3º lugar e final serão jogos de ida e volta. Em caso de igualdade no número de pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.

O campeão, o vice e o 3º colocado terão vagas na Copa do Brasil 2020. Os dois primeiros colocados ainda se classificarão à Série D do Brasileirão 2020. O campeão também garantirá vaga na Copa Verde 2020.