São Paulo - A final da Copa do Brasil 2018 terá o embate entre os atuais campeões do próprio torneio e também da Série A do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro passou pelo Palmeiras e, agora, buscará o inédito bicampeonato, assim como o sexto título. Já o Corinthians despachou o Flamengo e, além de encerrar jejum de nove anos fora da decisão, lutará pela quarta conquista na competição de mata-mata. O jogo de ida, em 10 de outubro, será no Mineirão, e a volta, em 17 de outubro, acontecerá na Arena Corinthians.
Em nenhuma outra edição a final da Copa do Brasil contou com os atuais campeões nos dois principais campeonatos nacionais. Em 1995, tal feito esteve perto de acontecer. Afinal, o Grêmio defendia o título da Copa do Brasil, mas o Corinthians, naquela oportunidade, chegou respaldado pelo vice no Brasileirão.O Cruzeiro entrou nas oitavas de final da Copa do Brasil e contabiliza três vitórias como visitante, dois empates como mandante e uma derrota ao lado da torcida, além de sete gols a favor e cinco tentos tomados. Aproveitamento de 61,1%. Antes do Palmeiras, a Raposa eliminou Atlético Paranaense e Santos.
O Corinthians, por sua vez, eliminou Vitória, Chapecoense e Flamengo. Invicto, o Timão acumula quatro triunfos (três em casa e um fora) e dois empates como visitante, além de sete gols pró e dois sofridos. Aproveitamento de 77,8%. Se o Cruzeiro tem desempenho perfeito fora de casa, o Corinthians apresenta 100% como mandante.Campeões!Em relação aos clubes, o Grêmio voltou a ganhar a companhia do Cruzeiro. A dupla contabiliza cinco conquistas cada. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.