Portal Eventos
Notícias
Em 19 de janeiro de 2013 às 11:58

Estaduais em cinco atos: Região Norte ainda tem campeonatos sem regulamento

Acriano, Amapaense e Roraimense seguem sem maiores informações dos Estaduais 2013

da Redação -

Pará - O site Sr. Goool encerra, neste sábado, o ciclo de apresentações dos regulamentos das cinco regiões brasileiras. Após Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, chegou a vez do Norte, que ainda não está completo. Os Campeonatos Acriano, Amapaense e Roraimense, até aqui, não divulgaram seus regulamentos.

O Rondoniense apresentou a tabela e todos os detalhes do regulamento nesta semana. Por outro lado, o documento paraense já é conhecido desde 2012. O Campeonato do Pará costuma começar no ano anterior com uma fase classificatória.

AMAZONENSE
Na primeira fase (Taça Estado do Amazonas), os dez clubes serão divididos em dois grupos com cinco representantes cada. Após jogos dentro dos próprios grupos, os dois melhores de cada chave se classificarão para as semifinais. No sistema de mata-mata, serão conhecidos os finalistas e o campeão. Em caso de empate na semi e na final, a decisão será nos pênaltis.

Na segunda fase (Taça Cidade de Manaus), o regulamento será o mesmo, mas os clubes enfrentarão os rivais da outra chave. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão. Caso contrário a decisão será em duas partidas. Enquanto isso, os dois piores colocados, na somatória dos dois turnos, serão rebaixados.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols prós;
4 - Confronto direto;
5 - Sorteio.

PARAENSE
Oito clubes jogarão entre si em apenas um turno ao longo da primeira fase. Os dois primeiros colocados se juntarão a Águia, Cametá, Independente, Paysandu, Remo e São Raimundo na segunda fase. Por outro lado, os dois piores serão rebaixados.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE DA PRIMEIRA FASE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Confronto direto;
5 - Sorteio.

Na segunda fase ou primeiro turno, os oito clubes se enfrentarão em jogos de ida. Os quatro melhores colocados se classificarão para as semifinais. Esta fase e a final serão definidas no mata-mata em jogos de ida e volta. Em caso de empate, o clube com melhor saldo de gols passará para a final. Se persistir a igualdade, o time de melhor campanha na Taça Cidade de Belém será finalista.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE DA TAÇA CIDADE DE BELÉM:
1 - Maior número de vitórias na Taça Cidade de Belém;
2 - Maior saldo de gols na Taça Cidade de Belém;
3 - Maior número de gols pró na Taça Cidade de Belém;
4 - Confronto direto na Taça Cidade de Belém;
5 - Sorteio.

O segundo turno terá os jogos de volta. Os quatro melhores colocados se classificarão para as semifinais. Esta fase e a final serão definidas no mata-mata em jogos de ida e volta. Em caso de empate, o clube com melhor saldo de gols passará para a final. Se persistir a igualdade, o time de melhor campanha na Taça Cidade de Belém será finalista.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE DA TAÇA ESTADO DO PARÁ:
1 - Maior número de vitórias na Taça Estado do Pará;
2 - Maior saldo de gols na Taça Estado do Pará;
3 - Maior número de gols pró na Taça Estado do Pará;
4 - Confronto direto na Taça Estado do Pará;
5 - Sorteio.

Se o mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão estadual. Caso contrário, os vencedores se enfrentarão em jogos de ida e volta. Nesta final, em caso de empate, o clube com melhor saldo de gols será o campeão. Se persistir a igualdade, a decisão será nos pênaltis.

RONDONIENSE
Os oito clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados se classificarão para a próxima fase. Já o último colocado será rebaixado. Na semifinal e final, a disputa será pelo sistema de mata-mata. Em caso de empate de pontos, os critérios de desempate serão saldo de gols e pênaltis.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols marcados;
4 - Confronto direto;
5 - Maior saldo de gols no confronto direto;
6 - Menor número de cartões vermelhos;
7 - Sorteio.

TOCANTINENSE
No primeiro turno, os oito clubes farão jogos de ida. Os dois melhores colocados farão uma final com duas partidas. O segundo turno será com a mesma fórmula, mas com jogos de volta. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão. Caso contrário, os vencedores decidirão o título em dois jogos. Os dois piores clubes, na somatória dos dois turnos, serão rebaixados.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1) Maior número de vitórias;
2) Melhor saldo de gols;
3) Maior número de gols pró;
4) Confronto direto;
5) Sorteio.