Portal Eventos
UEFA Europa League
Em 15 de maio de 2013 às 17:52

Chelsea vence Benfica e é o 35º campeão da UEFA Europa League

Hoje, Chelsea também é o atual campeão da UEFA Champions League e o vice do Mundial de Clubes

da Redação -

São Paulo - Com gols de Fernando Torres e Ivanovic - sendo o último aos 46 minutos do segundo tempo -, o Chelsea venceu o Benfica, nesta quarta-feira, e se tornou o 35º campeão da UEFA Europa League. Esta foi a primeira final dos Blues no segundo torneio mais importante da Europa. O Sr. Goool levou em conta todas as edições desde 1958.

O Chelsea, aliás, é o atual campeão da UEFA Champions League - Bayern de Munique e Borussia Dortmund decidirão o título da temporada 2012/2013 em 25 de maio - e o atual vice-campeão do Mundial de Clubes - perdeu a final para o Corinthians.

Até derrubar o Benfica, o Chelsea teve uma longa caminhada. Os primeiros passos foram dados na Segunda Fase com a classificação em cima do Sparta Praha. A vítima das oitavas-de-final foi o Steaua Bucureşti. Ao contrário das fases anteriores, os ingleses se classificaram nas quartas-de-final, fora de casa, contra o Rubin. Na semifinal, diante da torcida, o Chelsea eliminou o Basel. Ao todo foram seis vitórias, um empate e duas derrotas.

Debutante nas conquistas da UEFA Europa League, os ingleses entram para uma seleta lista. Valencia, Liverpool, Internazionale, Juventus e Barcelona, com três títulos cada, são os maiores vencedores da UEFA Europa League. Atlético de Madrid, Porto, Sevilla, Feyenoord, Parma, IFK Göteborg, Real Madrid, Tottenham, Borussia Mönchengladbach e Leeds United aparecem logo atrás com duas conquistdas cada.

A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e, agora, Chelsea.

Os títulos por países tem a Espanha na frente com 13 conquistas, contra 11 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.