Portal Eventos
Gaúcho 1ª Divisão
Em 14 de janeiro de 2013 às 19:45

Sem perder desde 2000, Grêmio e Inter são os reis dos títulos no Campeonato Gaúcho

Das 92 edições, por 77 vezes a taça foi conquistado ou pelo Colorado (41), ou pelo Tricolor (36)

Lucas Heckler Içara-SC

Rio Grande do Sul - O Campeonato Gaúcho é marcado pelo constante confronto entre Grêmio e Internacional. Mesmo com uma queda nos últimos anos - dois confrontos nas últimas cinco finais -, os rivais ainda são soberanos no Rio Grande do Sul. A supremacia da dupla Gre-Nal é vista na quantidade de títulos. Das 92 edições, por 77 vezes a taça foi conquistado ou pelo Colorado (41), ou pelo Tricolor (36).

Os dois clubes vêm dominando o Estadual ano a ano. A última vez que o título não foi arrecadado pela dupla, foi em 2000, quando o Caxias bateu o Grêmio na decisão. Ou seja, já são 12 anos de invencibilidade da dupla de Porto Alegre.

FESTA! Em 2012, Colorados festejaram o título do Gauchão pela 41ª vez na história!
Mas, a maior sequência de títulos ocorreu entre 1955 e 1997, com Grêmio e Internacional se revezando nas conquistas. O Juventude foi o responsável por quebrar a série positiva em 1998. Antes, em 1954, o campeão foi o Renner, de Porto Alegre. Diante disto, a sequência da capital gaúcha tendo um clube conquistado a principal taça do Campeonato Gaúcho é maior, sendo do período entre 1940 e 1997.

O equilíbrio entre Grêmio e Inter é geral. Por função da grande rivalidade entre a torcida colorada e a tricolor, uma vitória em um jogo entre as duas entidades futebolísticas tem quase o mesmo sabor da conquista de um título. Nesse quesito, na história recente do Campeonato Gaúcho, o Internacional tem levado vantagem.

Retrospecto!

Nas últimas cinco edições do Estadual, foram 13 confrontos. O Internacional triunfou sete vezes, o Grêmio em quatro, além de dois empates. O placar de 2 a 1 domina os clássicos recentes, sendo o resultado final em seis oportunidades. Apenas em 2008 não houve embate entre os rivais. E neste ano, o Internacional dominou e faturou a taça de campeão após bater o Juventude na decisão pelo largo placar de 8 a 1.

Em 2009, foram três jogos. Todos com o placar de 2 a 1 e vitória colorada. O Internacional bateu o rival na sexta rodada e na final do primeiro turno, além das quartas-de-final do segundo turno. Como obteve as duas primeiras fases, pôde comemorar mais uma conquista no Rio Grande do Sul, sem precisar disputar a final.

No ano seguinte, a festa foi tricolor. O Grêmio “reconquistou o Estado”, batendo o rival na decisão. Na primeira fase, placar de 1 a 0 favorável ao Internacional. Na final, uma vitória de cada lado, sendo de 2 a 0 para o Grêmio e de 1 a 0 para o time vice-campeão.

Em 2011 foram quatro batalhas, com duas vitórias do Grêmio, um empate e um triunfo do Internacional, que acabou ficando com o título. Na primeira fase do primeiro turno, 2 a 1 para o Tricolor. O duelo seguinte aconteceu na final do segundo turno, e após empate, por 1 a 1, o Inter ficou com a taça nos pênaltis. Na decisão principal, uma vitória para cada lado por 3 a 2. Sendo assim, houve disputa de pênaltis, com o colorado levando a melhor.

Na última temporada, o páreo terminou em igualdade. O Grêmio venceu nas quartas-de-final do primeiro turno por 2 a 1. O placar foi repetido na final do segundo turno, sendo favorável ao Internacional. Na primeira fase do turno inicial, igualdade, com dois gols para cada lado.

Confira os jogos da 1ª rodada do Campeonato Gaúcho 2013:

Sábado (19/01)
17h

Internacional x Passo Fundo

20h30
São José x Pelotas

21h
Juventude x Lajeadense

Domingo
17h

Esportivo x Grêmio

18h
São Luiz x Cruzeiro
Canoas x Caxias
Santa Cruz x Cerâmica

19h
Veranópolis x Novo Hamburgo