Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Portal Eventos
Amazonense Série A
Em 05 de janeiro de 2018 às 16:37

Xarás, rivais da mesma cidade, novatos, campeões... Conheça os clubes que subiram nos Estaduais

Há 40 clubes que conquistaram o acesso, inclusive, um que caiu em 2017 e subiu no mesmo ano

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Os Campeonatos Estaduais 2018, ainda sem contar com Amapaense e Roraimense, receberam 40 clubes que conquistaram o acesso. O Piauiense, por sua vez, não teve nenhum acesso, apesar do rebaixamento do Picos. Entre todos os participantes que subiram para a 1ª divisão há xarás, rivais da mesma cidade, novatos e campeões. Há até mesmo o caso de um clube rebaixado em 2017 e que obteve o acesso na mesma temporada.

Trata-se do São Raimundo no Campeonato Amazonense. O Tufão amargou a lanterna e sem nenhuma vitória no ano passado, mas conseguiu voltar com direito a título na Série B. O São Raimundo é o terceiro maior vencedor do estado com sete títulos. Outro vencedor que está de volta é o Palmas, um dos maiores campeões do Campeonato Tocantinense.

Bragantino e São Caetano também estão na lista de campeões que garantiram o acesso. A dupla paulista deixou a Série A2 e voltará a atuar na elite do Paulistão. O Braga foi campeão estadual em 1990, enquanto o Azulão deu a volta olímpica em 2004. O Bragantino, aliás, tem outra curiosidade.

O clube paulista tem um xará na lista daqueles que comemoraram o acesso. O Bragantino, ao lado do Parauapebas, jogará a elite do Estadual Paraense. Já no Goianão houve acessos de rivais da mesma cidade. Anapolina e Grêmio Anápolis subiram de divisão e vão encontrar o Anápolis no Estadual Goiano em 2018. Três clubes da mesma cidade.

 São Caetano, que já deu muito trabalho para os chamados grandes e foi vice da Libertadores, está de volta à elite do Paulistão!Fabrício Cortinove / São CaetanoSão Caetano, que já deu muito trabalho para os chamados grandes e foi vice da Libertadores, está de volta à elite do Paulistão!
Novatos e nomes sugestivos!
Já entre os novatos há o Vilhenense que foi criado em 2017 e estará na elite de Rondônia. Floresta e Iguatu também vão debutar no Campeonato Cearense. Os Estaduais também registram aqueles clubes com nomes sugestivos como o alagoano Dimensão Saúde, o amazonense Manicoré, os brasilienses Bolamense e Samambaia, o gaúcho Avenida, o maranhense Bacabal, os mato-grossenses Ação e Poconé, entre tantos outros.

Há ainda outros dois casos que chamam a atenção. No Cariocão, por exemplo, Goytacaz e América até conquistaram o acesso, mas se não passarem pela Preliminar não poderão disputar o título. Pior! Terão que se contentar com a disputa contra o rebaixamento. A Preliminar do Estadual do Rio de Janeiro já está em andamento.

Enquanto isso, no Estadual Sul-mato-grossense, a novidade é o Operário AC. A competição poderia ter o Cena, mas o clube desistiu da vaga do acesso ao alegar falta de recursos financeiros. O Estadual também poderia contar com o Misto, mas o clube foi eliminado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ao não inscrever jogadores na Série B. Curiosidades e estatísticas nunca faltam nos Estaduais.

Confira os clubes que conquistaram o acesso nos Campeonatos Estaduais:

Acreano - São Francisco
Alagoano - Dimensão Saúde
Amazonense - Manicoré e São Raimundo
Baiano - Jequié
Brasiliense - Bolamense e Samambaia
Capixaba - Rio Branco FC e Serra
Carioca - América e Goytacaz
Catarinense - Concórdia e Hercílio Luz
Cearense - Floresta e Iguatu
Gaúcho - Avenida e São Luiz
Goiano - Anapolina e Grêmio Anápolis
Maranhense - Bacabal
Mato-grossense - Ação e Poconé
Mineiro - Boa Esporte e Patrocinense
Paraense - Bragantino e Parauapebas
Paraibano - Desportiva Guarabira e Nacional
Paranaense - Maringá e União
Paulista - Bragantino e São Caetano
Pernambucano - Pesqueira
Potiguar - Força e Luz
Rondoniense - Vilhenense
Sergipano - Olímpico e Socorrense
Sul-mato-grossense - Operário AC
Tocantinense - Araguaína e Palmas