Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Portal Eventos
Notícias
Em 04 de janeiro de 2018 às 16:20

Metade dos clubes dos Estaduais está fora das Séries A, B, C e D do Brasileirão

Futebol brasileiro deverá ter 250 clubes na 1ª divisão dos Estaduais na temporada 2018

da Redação -

São Paulo - Os Campeonatos Estaduais 2018 começarão oficialmente em 17 de janeiro, apesar de alguns colocarem a bola para rolar antes da hora. São 238 clubes envolvidos na 1ª divisão das competições. Há ainda a possibilidade desse número subir para 250. Isso se Amapaense e Roraimense, que não divulgaram suas tabelas, mantiverem os seis participantes cada vistos em 2017. A questão é que metade desses clubes não estará nas Séries A, B, C ou D do Brasileirão.

 Ypiranga está nas divisões do Brasileirão, mas fora do principal escalão estadual em 2018!Ypiranga / Site OficialYpiranga está nas divisões do Brasileirão, mas fora do principal escalão estadual em 2018!
As quatro principais divisões nacionais contam com 128 clubes, sendo 20 da Série A, 20 da Série B, 20 da Série C e 68 da Série D. Do total de clubes nas divisões do Brasileirão, porém, Americano, Guarani, Mogi Mirim, Oeste, Operário e Ypiranga não disputam a elite dos seus Estaduais. Dessa forma, 128 clubes da 1ª divisão ficarão sem calendário tão logo acabe os Estaduais.

Americano, na Série B1 do Cariocão, e Mogi Mirim, na Série A3 Paulista, estão na Série D do Brasileirão. Operário e Ypiranga, na 2ª divisão do Paranaense e Gaúcho, respectivamente, disputarão a Série C. Já Guarani e Oeste, na Série A2 do Paulistão, terão a Série B no restante do ano.

Os Campeonatos Carioca e Paulista serão os Estaduais com o maior número de participantes. As competições do Sudeste terão 16 clubes cada. Enquanto isso, Brasiliense, Gaúcho, Mineiro e Paranaense contarão com 12 integrantes cada, um a mais do que o Pernambucano. Ao todo, 17 Estaduais terão dez ou mais clubes na temporada 2018.