Portal Eventos
Acreano 1ª Divisão
Em 30 de dezembro de 2017 às 16:26

ADESG engrossa lista de clubes que desistiram dos Estaduais 2018 por falta de dinheiro

Decisão da ADESG será oficializada apenas na terça-feira, 2 de janeiro, após o recesso da FFAC

da Redação -

Acre - A Associação Desportiva Senador Guiomard, mais conhecida como ADESG, está fora da elite do Campeonato Acreano desde 2011. O clube do interior tem como melhor campanha a temporada de 2006, quando obteve seu primeiro e, até aqui, único título estadual. Em 2017, a ADESG obteve o acesso ao conquistar a 2ª divisão do Acreano. Mas pouco menos de um mês antes da estreia do Estadual 2018, o representante de Senador Guiomard anunciou a desistência do Estadual. A ADESG engrossa a lista dos clubes que pularam fora por falta de recursos financeiros.

A decisão da ADESG será oficializada apenas na terça-feira, 2 de janeiro. Essa é a data que a Federação de Futebol do Acre (FFAC) voltará de recesso. A entidade ainda não anunciou se subirá o vice-campeão São Francisco ou se a próxima temporada terá um clube a menos. A diretoria da ADESG informou que a falta de obras e laudos do Estádio Nabor Júnior (Naborzão), assim como a ausência de apoio da prefeitura, inviabilizaram a participação do clube na elite estadual.

 ADESG terá que adiar seu retorno à elite do Acreano após desistir do Estadual por falta de dinheiro!DivulgaçãoADESG terá que adiar seu retorno à elite do Acreano após desistir do Estadual por falta de dinheiro!
A ADESG, no entanto, não será o primeiro clube desistente na temporada 2018. O Campeonato Sul-mato-grossense, aliás, foi o que mais sofreu com baixas. O primeiro a desistir foi o Naviraiense. No início de dezembro, o clube de Naviraí pulou fora por falta de dinheiro. A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) convidou o Cena, mas o clube de Nova Andradina também não aceitou pelos mesmos motivos.

A vaga ficou com o Misto, mas o clube foi eliminado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após não efetivar a inscrição dos seus jogadores na Série B. Assim, o Estadual do Mato Grosso do Sul terá dez clubes, dois a menos do que o formato original. Em 2018, não haverá rebaixamento. A lista ainda poderia ser maior.

O Baraúnas também ameaçou ficar fora do Campeonato Potiguar. Mas após uma reunião entre José Vanildo, mandatário da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), e Josirene Ribeiro, presidente do Baraúnas, ficou acertado que o clube jogaria o Estadual do Rio Grande do Norte em 2018. Todos os anos os Estaduais sofrem com baixas. Até o início da disputa, outros clubes poderão recuar e não entrar em campo. A falta de recursos financeiros segue sendo o principal motivo.