Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 07 de março de 2013 às 00:05

Corinthians perde a invencibilidade e Sporting Cristal segue com recorde na Libertadores

Novato na competição sul-americana, Tijuana impôs a primeira derrota ao Timão após 16 jogos

da Redação -
São Paulo - O Sporting Cristal nunca foi campeão da Libertadores. Mesmo assim, o clube peruano segue com a maior invencibilidade da história da competição sul-americana. Atual campeão, o Corinthians poderia ter igualado a marca do rival, mas sucumbiu diante do novato Tijuana e do campo socity no México. A derrota, por 1 a 0, encerrou a invencibilidade de 16 partidas do clube paulista.

O Corinthians não perdia desde a eliminação para o Tolima-COL, em 2011, ainda pela primeira fase. De lá para cá, o Alvinegro do Parque São Jorge mostrou sua força e conquistou, de forma invicta, a Libertadores 2012. Neste ano, o Corinthians havia empatado com o San José, na Bolívia, e vencido o Millonarios-COL, na Colômbia. O Timão segue com quatro pontos no Grupo 5, contra nove do líder Tijuana, que ostenta aproveitamento de 100%.

De volta à invencibilidade, o Sportin Cristal chegou ao recorde em três edições da Libertadores (1962, 1968 e 1969). A campanha do Sporting Cristal é parecida com a atual do Corinthians. O clube peruano obteve oito vitórias e nove empates. A invencibilidade foi encerrada em 11 de março de 1969, quando o Sporting perdeu para o S. Wanderers-CHI, por 2 a 0.

Campeões!

A Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG. Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Em relação aos títulos por países, o Brasil chegou a 16 com a conquista do Corinthians em 2012. Mas a Argentina segue soberana na frente, com 22. O Uruguai soma oito títulos, contra três do Paraguai e dois da Colômbia. Equador e Chile têm um cada.

Confira a série invicta do Sporting Cristal na Libertadores:

SPORTING CRISTAL

1962
Sporting Cristal 2x1 Racing Club-ARG

1968
Jorge Wilstermann-BOL 0x1 Sporting Cristal
Always Ready-BOL 1x4 Sporting Cristal
Universitário-PER 1x1 Sporting Cristal
Sporting Cristal 2x0 Jorge Wilstermann-BOL
Sporting Cristal 1x1 Always Ready-BOL
Sporting Cristal 2x2 Universitário-PER
Emelec-EQU 0x2 Sporting Cristal
Dep. Português-VEN 1x1 Sporting Cristal
Sporting Cristal 0x0 Peñarol-URU
Sporting Cristal 2x0 Dep. Português-VEN
Sporting Cristal 1x1 Emelec-EQU
Peñarol-URU 1x1 Sporting Cristal

1969
Sporting Cristal 3x3 Juan Aurich-PER
Sporting Cristal 2x1 S. Wanderers-CHI
Sporting Cristal 2x0 Universidad Católica-CHI
Juan Aurich-PER 2x2 Sporting Cristal