Portal Eventos
Baiano 1ª Divisão
Em 05 de março de 2013 às 15:29

Botafogo, Fluminense de Feira e Atlético de Alagoinhas brigam contra a degola no Baiano

Apenas o Botafogo, que também sonha com a classificação, depende só de suas forças

da Redação -

Bahia - O Sr. Goool, mais cedo, mostrou os cenários para o Botafogo se classificar à próxima fase do Campeonato Baiano. Mas o clube também corre sérios riscos de rebaixamento, assim como Fluminense de Feira e Atlético de Alagoinhas. Os dois últimos colocados serão degolados.

No sétimo lugar, com sete pontos, o Botafogo só depende de suas forças para escapar do descenso. O problema é que o Bota vai encarar o Serrano, em casa, em confronto direto por vaga à próxima fase. Em caso de vitória, o Botafogo não só se classificará, como ainda rebaixará Fluminense e Atlético.

A dupla precisa vencer de qualquer jeito e ainda secar o Botafogo. Com cinco pontos e saldo negativo de seis gols, o vice-lanterna Fluminense de Feira vai enfrentar o classificado Juazeiro, fora de casa. Como visitante, o Fluminense ostenta três empates e uma derrota.

A situação do lanterna Atlético de Alagoinhas é parecida, com exceção de dois gols negativos a mais. Com cinco pontos, o Atlético precisa vencer o classificado Bahia de Feira, fora de casa, e torcer por tropeços de Botafogo e Vitória. Como visitante, o Atlético tem dois empates e uma derrota.

Regulamento:
Sem Bahia, Feirense e Vitória na Copa do Nordeste, a primeira fase do Campeonato Baiano terá nove clubes. Todos se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os cincos melhores colocados se classificarão e se juntarão a Bahia, Feirense e Vitória nas quartas-de-final. Os dois piores serão rebaixados.

Esta fase dividirá os oito clubes em dois grupos com quatro representantes cada. Os clubes enfrentarão os rivais do outro grupo. Os dois melhores de cada chave passarão para as semifinais. Esta fase, assim como a final, será no sistema de mata-mata com jogos de ida e volta.

O melhor clube colocado na primeira fase terá vaga assegurada na Copa do Nordeste 2014. Já o melhor classificado, a partir das quartas-de-final, terá vaga na Série D, desde que não seja Bahia e Vitória. Enquanto isso, o segundo melhor colocado na primeira fase, assim como o campeão estadual, terão vagas na Copa do Brasil.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols marcados;
4 - Confronto direto;
5 - Maior saldo de gols no confronto direto;
6 - Menor número de cartões vermelhos;
7 - Menor número de cartões amarelos;
8 - Sorteio.